Fifa contrata empresa para monitorar andamento da Lei Geral, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

A Fifa está contratando uma empresa brasileira, a FSB Comunicações, para monitorar a tramitação de projetos de seu interesse no Congresso Nacional. A entidade que rege o futebol mundial está preocupada com a demora na aprovação da Lei Geral da Copa. A informação é do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Nova tentativa de votação da Lei Geral deve acontecer no próximo dia 28 em comissão especial da Câmara. Se aprovada, a proposta ainda teria de passar pelo plenário e pelo Senado antes de chegar à presidência.

A FSB confirmou o negócio e afirmou que o contrato será de “monitoramento de projetos de interesse da Fifa no Congresso Nacional”. O valor e os profissionais que prestarão o serviço não foram revelados devido a uma cláusula de confidencialidade.

Nesta sexta-feira, o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke expôs sua insatisfação com o andamento do caso. “Após a celebração da colorida festa do Carnaval em todo o Brasil, é hora de voltar as atenções para os preparativos da Copa. Na próxima terça-feira, esperamos que a Lei Geral da Copa seja enfim votada”, diz texto publicado por Valcke no site oficial da entidade.

A responsabilidade civil da União tem sido o grande ponto de discórdia entre Fifa e governo brasileiro na tramitação da Lei Geral. A entidade esportiva espera garantias de ressarcimento caso algum desastre natural ou ataque terrorista prejudique o Mundial. O governo, por sua vez, deseja manter o texto original, no qual se responsabiliza apenas por problemas decorrentes de “ação ou omissão”.

Valcke estará no Brasil em março para vistoriar as obras em Recife, Brasília e Cuiabá. Joseph Blatter, presidente da Fifa, só deverá vir ao país quando a Lei for sancionada.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos