- Local:
- $placar.estadio
- Data:
- $placar.data
$placar.equipe1.nome | $placar.equipe1.gols | x | $placar.equipe2.gols | $placar.equipe2.nome |
0 | pênaltis | 0 |
---|
Em dia de Paulinho, Brasil vence catimba uruguaia e vai à final
Foi da forma mais emocionante possível. Com pênalti defendido no início, gol no final e vitória sobre o algoz de 1950, a seleção brasileira está na final da Copa das Confederações. O Brasil venceu o Uruguai no Mineirão por 2 a 1 e agora enfrenta no próximo domingo, no Maracanã, o vencedor de Itália x Espanha.
Os destaques habituais da seleção desta vez deram espaço a Júlio César e Paulinho. O goleiro teve nesta quarta-feira seu melhor momento na seleção desde a Copa de 2010, quando falhou contra a Holanda. No Mineirão, o camisa 12 defendeu o pênalti de Diego Forlán quando o Uruguai era melhor no jogo.
Já Paulinho se firma cada vez mais como imprescindível ao meio-campo da seleção. Quando o Brasil já se conformava em ir para o intervalo com um empate sem gols, o volante acertou belo lançamento no peito de Neymar em lance que originou o gol de Fred. No fim do jogo, subiu mais alto que a defesa para confirmar a vitória do time de Luiz Felipe Scolari.
Eficiente nos jogos da primeira fase, a “blitz” da seleção brasileira nos primeiros 15 minutos de jogo não foi repetida. O time de Luiz Felipe Scolari não conseguia ter a posse de bola, muito menos atacar. Os uruguaios eram mais eficientes, cadenciavam o jogo e mantinham a bola no campo de defesa do Brasil.
O público tampouco reagia como nas partidas da primeira fase. Nas arquibancadas o que se via eram alguns momentos de motivação que contrastavam com outros de silêncio absoluto. O clima tenso dentro de campo refletia na torcida.
Após uma cobrança de escanteio, aos 10 minutos de jogo, o Mineirão calou de vez. Forlán levantou a bola na área e David Luiz puxou a camisa de Lugano, que caiu. O árbitro marcou pênalti.
O silêncio virou vaia. Primeiro, para o juiz, e depois direcionadas a Forlan, cobrador do Uruguai. O meia-atacante chutou no canto esquerdo de Júlio César. O goleiro pulou bem e tocou a bola para fora. O que se ouviu depois foi uma comemoração mais forte até mesmo que a de um gol.
A defesa mudou a atitude da seleção, que passou a conseguir chegar no campo de ataque. O primeiro chute ao gol do Uruguai só ocorreu aos 16 minutos, quando Oscar bateu de fora da área.
O Brasil até passou a ter mais posse de bola, mas penava para criar chances de gol. O forte sistema defensivo dos uruguaios atrapalhava a ousadia brasileira. Compactado, com uma linha de quatro defensores atrás e até o trio de frente, com Forlan, Cavani e Suarez, marcando, o time de Felipão encontrava muita dificuldade.
Foi dos pés de Paulinho que a seleção conseguiu furar a defesa uruguaia. Aos 40 minutos de jogo, o volante deu lançamento longo para Neymar, já dentro da área. O atacante tirou o goleiro da jogada e a bola sobrou para Fred abrir o placar. Pelo que conseguiu fazer no primeiro tempo, o 1 a 0 era goleada.
O segundo tempo começou na pior maneira possível para o Brasil. No primeiro lance de ataque após o intervalo, os uruguaios tabelam e chegam à área. David Luiz tenta afasta, mas bola sobra para Thiago Silva que toca errado, no pé de Cavani. O atacante chuta de esquerda , no canto, sem chance para Júlio César.
O que se viu depois do empate foi um Brasil muitas vezes afoito, tentando chegar ao desempate e o Uruguai aproveitando lances de contra-ataque. Aos 19 minutos, Felipão mexeu pela primeira vez no time. Hulk foi sacado para a entrada de Bernard.
Só a confirmação de que o atleticano teria uma chance já mudou o ambiente do Mineirão, até então calado com o empate. Três minutos depois de entrar, Bernard provou que a substituição não foi apenas uma estratégia de Scolari para ganhar a massa. Após avançar pela direita, ele driblou o zagueiro e cruzou para Fred chutar por cima do gol.
O gol da vitória, porém, só saiu nos minutos finais. Após cobrança de escanteio de Neymar, Paulinho subiu mais que todo mundo e marcou. O Brasil estava garantido na final da Copa das Confederações.
Personagens da Partida
Melhores
-
Julio Cesar Salvou o Brasil de sair derrotado após defender pênalti no primeiro tempo e foi seguro no restante da partida -
Lugano Seguro na maior parte do jogo, cavou um pênalti após trocar empurões com David Luiz no primeiro tempo
Piores
-
Thiago Silva Falhou no gol uruguaio ao tentar dar passe curto dentro da área. A bola caiu no pé de Cavani, que marcou, -
Hulk Destaque no time de Felipão nas primeiras três partidas, teve atuação irregular, errando passes
Voz da Torcida
-
Hino à capela
Assim como ocorreu em Fortaleza e Salvador, os torcedores não se limitaram a ?versão Fifa?, de 70 segundos, do Hino Nacional brasileiro. Público e jogadores continuaram cantando até o final da primeira parte. Até o árbitro e os uruguaios seguiram perfilados enquanto os espectadores cantavam. -
Ei, Galvão...
Antes da bola rolar no Mineirão, o narrador da TV Globo Galvão Bueno foi ?homenageado? pela torcida. O já tradicional ?ei Galvão, vai tomar no c..? foi gritado. Enquanto os jogadores de Brasil e Uruguai disputavam a partida, o público repetiu coro de xingamentos por pelo menos três vezes..
Resumo da Partida
$placar.equipe1.nome | $placar.equipe1.gols | x | $placar.equipe2.gols | $placar.equipe2.nome | ||
Técnico: $placar.equipe1.tecnico | Técnico: $placar.equipe2.tecnico |
Opini�o
-
Blog do Juca
No primeiro tempo deu tudo errado para dar tudo certo » Mais no Blog do Juca -
Blog do Neto
Uruguaios sempre foram pedra no sapato dos brasileiros » Mais no Blog do Neto -
Blog do Julio Gomes
A vitória que não pode enganar ninguém e o exemplo de Cavani » Mais no Blog do Julio Gomes -
Blog do Luiz Ceará
Paulinho calou Felipão de vez. A imprensa é quem tem razão » Mais no Blog do Luiz Ceará -
Blog do Perrone
Seleção é salva por jogador "bonito só para imprensa" » Mais no Blog do Perrone -
Blog do Erich Beting
Felipão é o elo que faltava à seleção » Mais no Blog do Erich Beting
Notícias Relacionadas
- 15h37Suspeito de usar voz de Dorival para aplicar golpe em jogadores é preso
- 11h00Copa 2030: Rodada na América do Sul gera incerteza sobre as Eliminatórias
- 22h21Estêvão diz que não gosta de ser comparado a Neymar: 'Não estou pronto'
- 12h47Fifa oficializa sedes das Copas do Mundo de 2030 e de 2034
- 06h52Liverpool tem João Pedro na mira para a próxima temporada
- 12h00Dunga diz por que está fora do mercado e vê contradição no futebol nacional
- 08h43Ex-Real opina sobre Vini: 'Tem que ser mais respeitoso se quer ser como Messi ou CR7'
- 05h30Cleber Xavier defende o 'craque' Neymar e comenta comportamento de Gabigol
- 05h30CBF prepara reunião com Dorival para avaliação do trabalho na seleção
- 19h22Seleção brasileira estragaria Yuri Alberto, diz Milly Lacombe
- 11h02Ramón tem como meta colocar trio do Corinthians nas respectivas seleções
- 12h00Ricardo Rocha vê brasileiro descrente e lamenta: 'Perdemos os meias'
- 08h01Gabriel Jesus: sem agente e com porta aberta para sair do Arsenal
- 18h03Luxemburgo vê Brasil se tornando europeu e diz que pede Neymar 'todo dia'
- 17h42Lucas Paquetá tem depoimento na CPI das Apostas adiado pela segunda vez
Ficha do Jogo
$placar.campeonato.nome - $placar.campeonato.temporada
$placar.dataEstádio:
$placar.estadioArbitragem:
$placar.arbitroAssistentes:
Público Presente:
$placar.publicoPresenteRenda
R$ $placar.renda
Gols:
$placar.equipe1.nome | $placar.equipe2.nome |
---|---|
| |
Cartões:
$placar.equipe1.nome | $placar.equipe2.nome |
---|---|
| |