Minhas filhas têm sete e cinco anos. Aqui em casa, como deve ser em muitas casas por aí, a gente se pergunta o que vai ser da formação delas para um mundo onde a inteligência artificial vai estar tão presente.
Futuro Presente é o tema desta newsletter, por um motivo simples: em 25 anos trabalhando com tendências de moda e mais dez com inovação, natural que meu olhar para o futuro fosse se desenhando cada vez com mais força. Nos últimos anos, porém, resultados de pesquisas sobre como enxergamos o futuro...
Eu não quero viver o tanto que tão me prometendo, mas tenho pesquisado sobre longevidade, que é uma das áreas onde a ciência mais avança. Com o aumento da expectativa de vida global, a longevidade vem ganhando interesse e, não à toa, o mercado em torno dela deve valer 44 bilhões de dólares até 2030.
Sim, é tardíssimo para emitir opinião sobre os bebês reborn. Tão tarde que a "trend" (que nem é mais do momento) já foi considerada engraçada, depois bizarra, depois apenas um momento lúdico importante, o reflexo de uma sociedade machista, então libertação feminina, exercício saudável de wellness...
Uma droga nova, revolucionária e cheia de (surpreendentes) efeitos colaterais. A semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy, medicamentos criados inicialmente para o controle do diabetes tipo 2, foi associada a tantos benefícios que a The Economist se referiu a ela como "the everything drug",...
Nasce uma tendência, nascem os termos relacionados a ela. Você já leu ou ouviu por aí a sigla RTO? RTO é o acrônimo de "return to the office", volta ao escritório, em português. Mas, em 2025, "volta ao escritório" é um termo cheio de significados.
Este é um envio de cortesia da nova newsletter semanal Futuro Presente, do UOL, com a visão de Maria Prata sobre tendências em consumo, cultura e inovação. Para se inscrever basta clicar aqui.