Com a propagação de carros elétricos e híbridos no Brasil nos últimos anos, entender como prolongar a vida útil da bateria pode ser um diferencial para desmistificar a suposta complexidade do assunto, melhorar o convívio com o veículo no dia a dia e, de quebra, não ter surpresas que podem mexer com...
Acsa Regina, 30 anos, enxergou nos parques eólicos do sertão nordestino uma oportunidade de mudar de vida. Ingressou no curso técnico em sistemas de energia renováveis da ETE (Escola Técnica Estadual) Pedro Muniz Falcão, em Araripina (PE), e conseguiu um emprego de técnica de operação e manutenção...
'Carro faz mais de 1.000 km'. Ou 1.200 km. Ou até 1.450 km! Você já deve ter visto por aí algumas propagandas que exaltam quanto seu determinado carro consegue rodar com apenas um tanque de combustível. E é verdade? Sim. Mas como alguns modelos atuais atingem esse número até então impensável tempos...
Um dos primeiros itens da lista após - ou até mesmo antes - na compra de um carro é a cotação (e a contratação) do seguro automotivo. Além, claro, da proteção contra furtos e roubos, ele também é uma forma de minimizar os imprevistos que podem acontecer no dia a dia com seu veículo. Mas a apólice...
A frota de veículos elétricos no Brasil chegou a 374 mil em 2024, de acordo com dados da Neocharge, empresa especializada em carregadores elétricos. O número, uma pequena parcela dos 63 milhões de veículos do país, é quase o dobro do registrado em 2023, confirmando a expansão dos EVs no país.
Apesar do crescimento exponencial de vendas, os carros elétricos e híbridos ainda geram muitas dúvidas entre potenciais consumidores e o público em geral.
A infraestrutura para carros eletrificados no Brasil dobrou de tamanho nos últimos anos, mas ainda é um grande gargalo no desenvolvimento da eletromobilidade.
A diversidade de carregadores disponíveis para carros elétricos e híbridos - incluindo modelos de emergência, portáteis, wallboxes e pontos de carga rápida - representa uma solução importante para superar as dificuldades de infraestrutura que muitos enfrentam ao adotar a eletromobilidade no Brasil.
Os carros híbridos plug-in combinam o melhor de dois mundos: usam eletricidade para diminuir o consumo e emissão de poluentes, enquanto o motor a combustão garante segurança para circular em locais onde não já pontos de recarga. Mas a bateria de um veículo PHEV pode acabar? Andar só com o propulsor...
Cada vez mais brasileiros têm preferido investir em um carro elétrico. Em 2024, por exemplo, foram vendidos mais de 60 mil automóveis deste tipo no país, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Um dos fatores primordiais para proprietários de carros híbridos plug-in e, especialmente, elétricos, é a recarga da bateria. Com a infraestrutura no Brasil ainda aquém do crescimento exponencial de vendas de modelos eletrificados (atualmente, a proporção é de um ponto de recarga para 18 veículos),...
Carros elétricos são complexos, certo? Errado. Saiba que os veículos movidos a bateria são, mecanicamente, mais simples que modelos a combustão. O número de componentes, por exemplo, pode ser até cinco vezes menor.
Ter um carro elétrico ou híbrido significa economia não só de combustível, mas também no bolso. Isso porque 12 estados do Brasil dão algum tipo de benefício para modelos eletrificados: seja isenção completa ou desconto, geralmente, no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Carros elétricos estão ganhando as ruas do Brasil e do mundo com a promessa de causar menos impacto ao meio ambiente. No Brasil, esses veículos representam 7% da frota nacional e continuam em alta. Só no primeiro semestre de 2024, as vendas cresceram 146% em relação ao ano anterior e 288% comparado...
Nos últimos anos houve um crescimento exponencial no segmento de híbridos e elétricos no Brasil. Em 2024, por exemplo, foram quase 180 mil unidades. E os híbridos se destacam ao corresponder por 65% deste montante — ou mais de 115 mil exemplares.