Pedidos de recuperação judicial não são tão comuns em redes de franquias, mas acontecem. Nos últimos dois anos, três marcas anunciaram pedido de recuperação judicial: Casa do Pão de Queijo, Mr. Cat e SouthRock, a antiga operadora da Starbucks no Brasil. Mas como fica a situação dos franqueados...
Prevendo ficar apenas mais quatro anos no surfe profissional, o surfista Italo Ferreira, 31, já começou a ampliar seus horizontes, empreendendo em outros negócios. Depois de uma marca própria de café lançada em 2024, ele abriu no final de maio sua primeira cafeteria em São Paulo.
Um "arcaico" desenho no paint foi o primeiro passo de um pet shop com creche canina sair do papel em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Cinco anos depois do rascunho, o negócio tomou forma e hoje, passados mais cinco anos, já fatura cerca de R$ 50 mil por mês, totalizando R$ 600 mil...
A centenária Biscoitos Bela Vista, fabricante do clássico biscoito salgado Tuc's, planeja aumentar a presença online e tornar relevante a venda de seus alimentos em marketplaces nos próximos anos. Para que isso se torne realidade, a companhia precisa antes vencer as barreiras da diferença de preços...
Ela chama seus seguidores de "maramores". São mais de 312 mil seguidores no Instagram e cerca de 5 milhões de visualizações de seus vídeos por mês. A corretora Tamara Stief, 42, tem feito sucesso nas redes sociais com vídeos focados na venda de imóveis antigos em São Paulo, em uma linguagem...
Quem quer começar a empreender já precisa tomar uma decisão logo de cara: abrir um negócio próprio ou entrar num sistema de franquia. A decisão depende de uma série de fatores, como explicam especialistas ouvidos por UOL Economia.
Após comprar a antiga fábrica da Sulfabril e investir em algumas ações, como automação e modernização de equipamentos, a Tex Cotton lançou em abril a sua quinta marca de roupas infanto-juvenil, com preços mais em conta em relação aos praticados nas outras marcas da empresa. O consumidor só...
Uma franquia e um licenciamento são modelos de negócios diferentes, que permitem a concessão de direitos de uso de uma marca. Porém, há diferenças entre elas e cada uma é indicada para um perfil diferente de empreendedor, conforme especialistas ouvidos por UOL Economia.
Em busca de uma moda mais sustentável, a brasileira Cynthia Arcas passou a trabalhar com materiais naturais e regenerados (a partir de matérias-primas recicláveis). Seus tênis, que podem chegar a quase R$ 760, são feitos de fibra de coco, cortiça, retalhos da indústria têxtil, garrafas pet e...
Saber usar as redes sociais pode fazer com que pequenas e médias empresas lucrem mais. O UOL Economia conversou com especialistas que explicaram o que fazer para se dar bem nessas plataformas - e também o que evitar.
A Splash Bebidas Urbanas, rede brasileira de cafeterias especializada em bebidas e alimentos prontos para o consumo, abriu sua primeira unidade fora do país: em Matosinhos, em Portugal. À frente da franquia está o brasileiro Guilherme Ranzani, 45, que mora em Portugal desde 2018. A meta da empresa...
Pequenas e médias empresas podem vender para o governo por meio de licitações públicas. Porém, é preciso atender a uma série de exigências. Veja abaixo como fazer.
Apesar de fazer bolos para fora desde os 16 anos, Edilaine Ramos, 57, se cadastrou no Doce Jornada, novo aplicativo da Nestlé, para aprender mais sobre gestão e finanças, além de receitas diferentes para ampliar o seu portfólio.
A Krispy Kreme, marca americana de donuts, abriu sua primeira loja no Brasil, em uma parceria empresarial com a AmPm, maior rede de conveniência do país, dos postos Ipiranga. A unidade, que começou a operar no dia 29 de abril, fica na Vila Nova Conceição, um dos bairros nobres de São Paulo.
A Ou, que começou no porão da casa da família Martini, em Caxias do Sul (RS), hoje exporta seus recipientes e caixas organizadoras para 25 países. Em 2024, a empresa, que se mantém familiar, cresceu 38% ante o ano anterior.
Os principais palcos do Campeonato Brasileiro, como Allianz Parque, MorumBIS, Maracanã e agora Neo Química Arena, são clientes da Bepass, empresa especializada em acessos por biometria facial. Ricardo Cadar, 53, abriu o negócio em 2022, apostando no mercado privado esportivo. Em 2024, a empresa...
Aos 11 anos, Larissa Salvador deixou o Complexo do Alemão, no Rio, e se mudou com a família para os EUA. Sem qualquer orientação sobre imigração, eles perderam o status legal e viveram de forma ilegal por 13 anos. Ela casou, conseguiu o Green Card e se formou em Direito. Hoje, Larissa atua como...
A escolha da franquia certa não é uma tarefa fácil. Envolve uma boa dose de paciência e tempo para analisar uma série de fatores. O UOL Economia ouviu especialistas que dão dicas do que deve ser observado na hora da escolha e evitar cair em uma roubada.
Magia, Idade Média, savana e até ETs. O que não faltam são hamburguerias temáticas. Mas após o cliente viver toda a experiência no local e tirar aquelas fotos "instagramáveis", como fazê-lo voltar? Veja o que as empresas fazem para fidelizar a clientela.
William Guimarães, 34, trabalhava como vendedor em uma loja da Vivo em Manaus e viu de relance uma colega, sentada na mesa ao lado, levantar em um salto enquanto um homem apontava um revólver para ela.