Com forte operação no delivery e uma rede com 220 unidades, a Domino's Pizza Brasil deflagrou uma estratégia de expansão via quiosques e lojas compactas (de 70 m² a 100 m²). A Domino's Internacional, dona da marca globalmente, já estuda adotar o modelo de loja compacta em outros países.
Com forte atuação no e-commerce e 17 unidades próprias, a Giuliana Flores deu início ao seu processo de expansão por meio de franquias. A meta agora é abrir de 10 a 15 franquias no primeiro ano.
O Grupo Altenburg extrapolou o segmento de cama, banho e decoração para casa e lançou uma marca de roupas para o público feminino: a Zu Wear, que tem no portfólio pijamas e peças casuais para o dia a dia. Mas a moda premium tem o seu preço: pijama chega a custar R$ 599.
Você tem a impressão de existir "uma farmácia em cada esquina"? Pois saiba que o Brasil tem cerca de 124 mil farmácias e que, somente em 2025, foram abertos 5.800 novos pequenos empreendimentos no país. Em 2024, todo o setor faturou R$ 220,9 bilhões, e a expectativa é superar esse número neste ano.
Faltam menos de quatro meses para o Natal, mas os preparativos já começaram. Pelo menos para quem trabalha com artesanato e quer faturar na data. O UOL ouviu alguns artesãos que já estão com a mão na massa produzindo árvores decoradas, enfeites, guirlandas e opções de presente para a data.
O seguro de incapacidade temporária, também conhecido como "auxílio por incapacidade temporária", é uma importante proteção para quem paga o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e precisa se afastar do trabalho devido a uma doença ou acidente. Esse benefício oferece uma assistência financeira...
As tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros devem impactar as pequenas e médias empresas e podem levar até à falência. A avaliação é do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo), que acredita, porém, na negociação diplomática e não em...
Para microempreendedores, erros simples podem custar caro. Às vezes um número errado pode mudar um valor ou destinar um dinheiro para outra pessoa. Para um MEI (Microempreendedor individual) isso pode se tornar um grande problema. Mas é possível cancelar a nota ou emitir uma correção para resolver...
A T&D Sustentável oferece de graça uma tecnologia para combater o desperdício de água em outras empresas. Ela tem uma proposta arriscada: se houver economia, a startup recebe 50% do valor economizado. Caso não tenha resultado, não recebe nada. Em seis anos, a empresa diz já ter economizado mais de...
Com a agência de turismo fechada na pandemia, a turismóloga Sara Mendes, 44, e seu marido, Gleyton Gomes, 54, tiveram que mudar de ramo: abriram uma confecção de scrubs, roupas cirúrgicas e hospitalares usadas por profissionais da área da saúde. O diferencial é a variedade de cores e modelos, além...
A Docis, doceria especializada em doces com brigadeiro, encontrou um nicho lucrativo. Ela tem mais de metade do seu faturamento vindo dos pedidos de delivery das 20h às 4h. Cilaine Rodrigues, 38, acredita que seus principais clientes são casais sem filhos.
A médica Joyce Duarte, 40, abriu um residencial de alto padrão para idosos para poder cuidar do seu avô Alberto Focosi, diagnosticado com Alzheimer, em um local que tivesse a "cara da casa da família". Hoje, a Terça da Serra tem 109 unidades; mensalidade custa a partir de R$ 6.500.
A taxa de juros em alta faz com que a contratação de empréstimos e financiamentos fique mais cara. E isso também ocorre na obtenção de linhas de crédito por MEIs (microempreendedores individuais) e PMEs (pequenas e médias empresas).
Mário Augusto Covizzi, o Guto, 54, abriu mão do seu cargo de diretor regional do Carrefour, para ser sócio do irmão em uma pizzaria em São José do Rio Preto (SP). A sua entrada impulsionou o negócio, com padronização da produção das pizzas e até a implantação de drive-thru. Hoje, a Bella Capri tem...
A procura de homens por serviços como barbearia e estética tem crescido no Brasil nos últimos anos. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram um crescimento de 16% na abertura de novas operações no ramo das barbearias.
Abrir uma empresa requer planejamento prévio, que envolve desde avaliar a viabilidade da ideia de negócio até estipular os preços dos produtos ou serviços.
Após ter fechado seu primeiro restaurante japonês em Olinda (PE) por má gestão, Fernando Andrade, 34, se mudou para o Rio, onde 'descobriu' o modelo dark kitchen (entregas por delivery e take away). Um ano depois, decidiu empreender novamente e abriu o Harô Sushi, neste formato, em Olinda. Hoje, o...
A empresa de doces Docile espera faturar R$ 1 bilhão no próximo ano. Para isso, está investindo R$ 100 milhões para aumentar a capacidade de produção. Hoje, a Docile fabrica 4 milhões de quilos de guloseimas por mês.
Matheus Oliveira era DJ profissional, mas se cansou da rotina e decidiu empreender. Abriu uma pizzaria com um amigo, mas o negócio não vingou. Meses depois, em 2017, insistiu no segmento e abriu a Oliver's Pizza com o pai, no quintal da casa da família em Maricá (RJ). Hoje, a rede tem sete unidades...
Uma em cada quatro empresas no Brasil não sobrevive ao primeiro ano de existência, como mostra pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).