Apple enterrou a audiência do futebol dos EUA; agora, quer a Fórmula 1

Após consolidar uma categoria esportiva com muito esforço, o próximo passo não deve ser assinar um acordo de distribuição com a Apple. É isso que a Major League Soccer, a liga de futebol dos Estados Unidos, está aprendendo a duras penas. Contudo, é justamente a Fórmula 1 que parece estar ignorando...

O cinema encara os resultados de 2025 e se pergunta: e agora?

Setembro, em Hollywood, é sinônimo de virada: o verão no hemisfério norte chega ao fim e junto dele a temporada de grandes lançamentos, os chamados blockbusters. Neste ano, a expectativa era encerrar o período com festa, mas o saldo é de frustração. Ainda assim, há uma luz no fim do túnel —e ela...

Globo perde terreno e agora corre para reconquistar público jovem

Nas últimas semanas, quem acompanha o noticiário de mídia e esportes percebeu um movimento inesperado: a Globo iniciou uma ofensiva. A emissora contratou nomes conhecidos, que antes estavam em concorrentes, e fechou um acordo por direitos de transmissão que, até pouco tempo atrás, parecia...

Oscar no YouTube? Streaming do Google pode salvar premiação e o cinema

O Academy Awards, mais conhecido como Oscar, chega às portas do seu centenário em meio a uma crise de relevância. A cerimônia, que já foi um dos maiores eventos televisivos do planeta, hoje luta para se adaptar à nova era da mídia.

Cansado da Netflix? Conheça 5 streamings brasileiros que fogem do óbvio

Enquanto Netflix, Prime Video e Disney+ dominam as atenções e os assinantes, o Brasil tem streamings que se destacam oferecendo filmes de arte, clássicos raros, produções independentes, eventos ao vivo e outros conteúdos pouco explorados. Mostram que há vida —e muito conteúdo— além da série do...

Amazon investe na 'Netflix da IA' e levanta debate: o que é entretenimento?

Na última semana, um movimento aparentemente pequeno chamou atenção no setor de tecnologia e entretenimento: a Amazon, por meio da Alexa Fund Venture Capital, anunciou um investimento —de valor não divulgado— na Fable, empresa responsável pela plataforma Showrunner. A novidade poderia passar...

Warner, Discovery e Paramount mudam, mas Hollywood segue sem rumo

Se você costuma reparar nas vinhetas dos estúdios antes dos filmes, tem um conglomerado de mídia favorito ou simplesmente se interessa pelos bastidores da indústria do entretenimento, vale prestar atenção. Mudanças importantes estão em curso —e envolvem três nomes de peso. Paramount, Warner Bros. e...

Talk shows estão morrendo! E a culpa não é só de Donald Trump

Nos últimos dias, uma notícia movimentou a mídia nos Estados Unidos: o fim de The Late Show, talk show que marcou gerações ao longo de 33 anos no ar e que vinha sendo apresentado por Stephen Colbert desde 2015. Mais do que o encerramento de um programa, para a emissora aberta norte-americana CBS...

Tarifa de Trump vira munição por cobrança de tributo e cotas no streaming

A discussão sobre a regulamentação do streaming no Brasil ganhou um novo elemento de tensão: o presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Para representantes do setor audiovisual, o momento é estratégico —e o debate, mais do que econômico, é sobre...

Streamings contestam cota de produções do Brasil em regulamentação do setor

Um debate decisivo caminha no Congresso e pode afetar diretamente o que você vê na sua tela. Ministério da Cultura, artistas, parlamentares e grandes grupos de mídia estão, neste momento, discutindo os rumos da regulamentação do streaming no nosso país, por meio do projeto de lei 2.331/2022.

Netflix testa canais ao vivo e flerta com modelo das operadoras de TV paga

Agora é oficial: a Netflix está virando TV a cabo. Em dois movimentos nas últimas semanas, a gigante do streaming anunciou que agregará sinais lineares "ao vivo" de outros parceiros, modificando profundamente a forma como a empresa atua. Tudo para aumentar a retenção e tempo médio do espectador,...

Brad Pitt é nova cartada da F1 para consolidar o esporte no entretenimento

Hoje, a Fórmula 1 estreia nos cinemas do Brasil. Não, não é a transmissão de uma corrida na telona, mas o resultado de um movimento que começou há quase dez anos e que, cada vez mais, embaralha os limites entre esporte e entretenimento.

'Soccer é um saco': a curiosa relação do futebol com os EUA, o país da Copa

"É oficial: futebol é um saco". Ouvi essa frase de um norte-americano no intervalo de um jogo no Dodger Stadium, em Los Angeles, há alguns anos. A partida era entre Juventus, da Itália, e Los Angeles Galaxy, parte de uma rodada dupla que ainda teria o poderoso Real Madrid contra o Everton, da...

Ministra defende taxação do streaming, mas diverge de artistas sobre tarifa

Nos últimos meses, a regulamentação do streaming virou tema quente nas redes sociais de artistas brasileiros. Nomes como Mateus Solano, Marcos Palmeira, Paulo Betti e Júlia Lemmertz se manifestaram publicamente a favor da criação de regras para o setor, como parte do Movimento VOD12 pelo...

Veo 3: A nova IA do Google é o começo do fim do entretenimento?

Veo 3, o novo modelo de inteligência artificial do Google, está chamando atenção —e com razão. A tecnologia é poderosa: consegue criar vídeos incrivelmente realistas, tanto na imagem quanto nos diálogos e no som ambiente. No lançamento, a empresa mostrou exemplos impressionantes e até absurdos,...

HBO Max retorna com ambição ousada: lançar uma novela brasileira por ano

A plataforma de streaming Max voltará a se chamar HBO Max em breve. Para alguns, o anúncio foi uma surpresa. Para outros, é a decisão mais lógica. Mas a dúvida que permanece é: o que essa mudança de identidade representa para o conteúdo original, incluindo o brasileiro?

Streaming: com sucesso dos anúncios, plataformas vão virar shopping

Cansado de ver propagandas antes e durante suas séries e filmes favoritos em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+? Pois prepare-se: a publicidade está fazendo sucesso e veio para ficar, e o único jeito de não vê-la será pagando a mais por isso.

Streaming grátis vira tendência mundial, e Brasil é novo campo de batalha

Como esta coluna adiantou ainda em outubro do ano passado, a tão comentada "guerra do streaming" acabou. A Netflix, a primeira e única a romper a barreira dos 300 milhões de assinaturas, venceu. Contudo, um novo conflito começou: a "guerra dos anúncios", com os principais grupos de mídia e...

Não são só games: o que faz a Twitch, streaming da Amazon, bombar?

Câmera ligada. Na tela, um jovem tem o seu game favorito — Counter-Strike, Minecraft, GTA V, Fortnite ou qualquer outro. Ele transmite tudo ao vivo, incluindo rosto e voz. Do outro lado, centenas ou milhares acompanham. No entanto, não estão só ali pelo jogo, mas sim pela companhia, pelo humor,...

Crise global abre chance para Brasil subir de fase no mercado de games

Guerra comercial? Tarifas? Bolsas instáveis? Aumento de preços? Medo de recessão? No mercado de videogames, essa pode ser uma oportunidade para o Brasil crescer e aparecer como um player no mapa. Pelo menos essa é a leitura da Gamescom Latam, que acontece nesta semana em São Paulo.