Mídia derrete R$ 20 tri com tarifaço de Trump, mas trégua salva mercado

Foi como apagar, em três meses, toda a riqueza produzida pelo Reino Unido em um ano. Esse chegou a ser o tombo no valor de mercado das maiores empresas globais de mídia e entretenimento, entre o começo deste ano e o último domingo, 6 de abril —período em que o governo dos Estados Unidos, de Donald...

'Vale Tudo'? Jovens estão trocando a televisão pelos creators do TikTok

Esqueça aquele filme de cinema, ou o episódio superbem produzido da série do momento. Ou mesmo o mais novo lançamento da TV Globo, a novela "Vale Tudo". Os mais jovens, hoje, preferem conteúdos audiovisuais de curta duração dos criadores e influenciadores que estão no TikTok, Instagram e YouTube. É...

YouTube enfrenta pirataria, desafia Netflix e vira vitrine de filmes grátis

Jackie Chan, Mel Gibson, Penélope Cruz, Sylvester Stallone, Richard Gere, Ben Stiller, Liam Neeson, Julianne Moore... Esses são alguns dos astros cujos filmes agora podem ser assistidos gratuitamente e de forma legal dentro do YouTube —uma iniciativa que amplia o acesso ao cinema e cria novas...

Com Trump, empresas de mídia perdem R$ 5,65 trilhões em valor de mercado

Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon), Elon Musk (X), Sundar Pichai (Google), Tim Cook (Apple), Shou Zi Chew (TikTok) e Sam Altman (OpenAI) estiveram presentes na posse do 47º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no fim de janeiro. Exatos dois meses depois, esses executivos têm menos...

'Anora', Amazon e James Bond: 2025 coloca Hollywood de cabeça para baixo

A 97ª edição do Academy Awards —o Oscar deste ano— teve um momento tão inesperado quanto constrangedor. Ícones da música mundial subiram ao palco para interpretar temas icônicos dos filmes de James Bond, enquanto as câmeras focaram Barbara Broccoli e Michael G. Wilson na plateia. Os produtores, que...

Após vitória no Oscar, Brasil deseja conquistar mercado audiovisual mundial

Pela primeira vez, o nosso país conquistou um Oscar. Mas você sabia que "Ainda Estou Aqui" também teve a participação da França? As coproduções internacionais têm um papel crucial na indústria audiovisual, contudo, ainda são pouco exploradas por aqui. Agora, alguns brasileiros querem aproveitar o...

'Ainda Estou Aqui': grupo propõe reforma em seleção brasileira para o Oscar

O sucesso de "Ainda Estou Aqui", que concorre a três estatuetas no Oscar 2025, expôs um problema antigo: por que o Brasil ficou 26 anos fora da premiação? Para cineastas ouvidos por esta coluna, a resposta não está na qualidade das produções nacionais, mas em falhas na seleção do representante...

A guerra do streaming ganha outro campo de batalha no Brasil: o rádio

Por anos, a imprensa e a indústria do entretenimento analisaram a tão debatida guerra do streaming —e, no fim, a Netflix saiu vitoriosa. Mas essa foi apenas uma das batalhas. Outras frentes de disputa continuam abertas, inclusive fora do universo do vídeo. Uma delas envolve as tradicionais rádios...

'Emilia Pérez' e 'O Brutalista' usam IA polêmica e colocam Oscar em xeque

A temporada do Oscar 2025 está sendo uma das mais controversas da história. Enquanto os holofotes se voltam para as polêmicas envolvendo Karla Sofía Gascón e "Emilia Pérez", filme que lidera a disputa com 13 indicações, outro debate importante passa quase despercebido por grande parte do público...

Super Bowl cresce como show, mas NFL ainda sofre com apelo esportivo global

Futebol se joga com uma bola redonda nos pés, correto? Nem sempre. Também existe o que chamamos de futebol americano, aquele da bola oval. Neste domingo (9), acontece o Super Bowl, que é a final do campeonato organizado pela National Football League, a NFL. Mais do que uma disputa dentro das quatro...

O caminho do Brasil ao Oscar: o que falta para 'Ainda Estou Aqui' vencer?

Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui", totalmente indicados ao Oscar. Um feito histórico, com a produção brasileira aparecendo em três categorias da maior premiação do cinema mundial —incluindo a de melhor filme. Também é o ápice de uma campanha árdua, que é, mais do que tudo, um trabalho de...

Bets inflacionam cachês de influenciadores e mudam o jogo nas redes sociais

Para além dos campos de futebol, Neymar Jr. é o maior influenciador brasileiro nas redes sociais, com 227 milhões de seguidores no Instagram. Ele é também garoto-propaganda de uma bet —e não está sozinho. Cada vez mais os famosos da internet têm fechado contratos milionários com empresas de...

Crise na Globo? Fim de pay-per-view do BBB é sinal dos tempos

O fim de uma era: a partir desta edição, a Globo decidiu encerrar a venda do pay-per-view do Big Brother Brasil, que oferecia transmissão direta e sem cortes da casa do reality show por um valor adicional. Agora, o conteúdo está disponível apenas no Globoplay. Seria isso um erro estratégico da...

IA, fusões e fake news: 5 tendências para mídia e entretenimento em 2025

As últimas duas décadas trouxeram mudanças profundas na indústria do entretenimento e na maneira como consumimos conteúdo —e tudo indica que essas transformações devem se intensificar em 2025. Da aplicação prática da inteligência artificial no cotidiano à fusão (ou até desaparecimento) de gigantes...

Decepções de 2024: o que deu errado no ano da indústria do entretenimento

Quinta-feira, 2 de janeiro. O dia internacional da preguiça após o encerramento das festas de fim de ano. É também o momento perfeito para lançar um olhar crítico —e talvez um tanto rancoroso— sobre o que ficou para trás. Por isso, esta coluna de Splash traz uma lista fundamental: as grandes...

Segredos da Warner: como estúdio ativa paixões de fãs para ampliar receita

Em um evento como a CCXP —que, em tamanho de visitantes, é o maior festival de cultura pop e geek do mundo— o público vê apenas o resultado final: as ativações nos estandes, os convidados famosos e as novidades nos painéis. Contudo, existe um grande trabalho de bastidores para garantir o conteúdo...

CCXP vive desafio: conciliar desejo dos fãs, calendário e ambição comercial

"Aqui estão os anúncios que você cobrou o ano inteiro." Projetada no telão do Palco Thunder — o principal da CCXP 24, encerrada no último domingo (8) —, a frase parecia resumir a promessa do evento. Mas, ao longo dos quatro dias de festival, um sentimento quase unânime surgiu entre os fãs: boa...

Não é mais uma Comic Con: CCXP atrai 120 marcas e se transforma em festival

Uma Comic Con - como são conhecidas as tradicionais convenções de cultura pop - consiste em reunir fãs e produtores de programas de TV, quadrinhos, filmes, colecionáveis e games. No entanto, a CCXP, que começa oficialmente nesta quinta-feira (5), em São Paulo, expandiu seu propósito e tornou-se...