Há quase 30 anos o mundo dos videogames era sacudido pelo lançamento do aguardadíssimo sucessor do Famicom/NES, que até então era o maior sucesso que um console de videogame havia alcançado.
Há 23 anos chegava às lojas o clássico improvável GoldenEye 007, para Nintendo 64. Improvável porque até então o agente secreto James Bond não passava de um coadjuvante no mundo dos games, e também porque ninguém em 1997 imaginava que jogos de tiro em primeira pessoa pudessem funcionar fora dos...
Há 30 anos, o marcante Sega Master System era lançado no Brasil pela TecToy. Muito já foi dito sobre o caminho de enorme sucesso do console 8-bits no país, onde inclusive foi muito mais bem sucedido que no mercado americano (o maior e mais influente do mundo), e o japonês, terra natal da Sega.
Durante anos, videogames e educação eram como água e óleo. Além da eterna acusação de incitarem violência, os games foram dados há anos por associações de educadores e pais de serem passatempos que não agregavam em nada às crianças e adolescentes.
Se hoje temos facilidade em jogar videogames em qualquer lugar, seja com celulares, tablets ou mesmo com um Nintendo Switch, as coisas eram muito diferentes em 1989.
Há 22 anos, em 31 de julho de 1998, chegava ao fim uma pioneira e importante experiência que mudaria para sempre o mundo dos videogames: foi o último dia de serviço do Sega Channel, uma ideia revolucionária para a sua época.
Demora muito pouco tempo em uma conversa com fãs de indies até que o nome "Limbo" apareça no papo. Lançado em 2010, dentro do serviço Xbox Live Arcade, por um pequeno estúdio da Dinamarca, o game é listado como um dos melhores do ano e figura até mesmo em listas de melhores jogos de todos os...
Sinônimo de clássico, de histórico, de vintage: a empresa foi fundada na Califórnia por Nolan Bushnell e Ted Dabney no longínquo ano de 1972, época que computadores, circuitos eletrônicos e máquinas automáticas ainda soavam como produto de ficção científica e somente faziam parte da quotidiano de...
Poucas produtoras de jogos têm um nome tão significativamente preciso quanto a Treasure. Em seus 28 anos de existência, a empresa realmente se tornou um baú de clássicos para vários consoles de várias gerações, mas sempre mantendo um espírito "old school" em seus jogos.
Há 50 anos nasceu Rob Pardo, Diretor criativo que deixou sua marca na Blizzard Entertainment. Rob entrou na Blizzard em 1997 e possui créditos em vários jogos como Lead Designer em World of Warcraft nas expansões de The Burning Crusade, em Warcraft III: The Frozen Throne e Reign of Chaos,...
Sinônimo de vanguarda, a desenvolvedora de jogos com sede em Shinagawa nos trouxe várias das grandes revoluções dentro dos videogames. Hoje e sempre a rainha dos arcades, foi também nos consoles domésticos que a Sega encontrou muitos de seus melhores momentos nessas seis décadas de vida, assim como...
A família de consoles mais bem-sucedida da história dos videogames apaga mais uma velinha. Se trata do Game Boy Advance, o último representante de uma linha que somada as vendas de todas as suas versões, pode encher o território do Brasil. O Game Boy Advance fechou com chave de ouro a saga dos...
O universo dos videogames é realmente fascinante não apenas por conta dos jogos e aparelhos fantásticos que fazem parte da já longa trajetória do entretenimento eletrônico, mas por nos apresentar a histórias incríveis que estão por trás da criação dessas obras.
O tempo passa realmente rápido quando percebemos que uma das empresas mais tradicionais e importantes dos videogames já é uma senhora sessentona. Com uma longa ficha de serviços prestados, incluindo jogos e consoles históricos, a Sega se mantém como uma marca relevante para as novas gerações de...
Celebrada por sua extensa história de sucessos e por sua incalculável contribuição à indústria dos videogames, a Capcom é uma das maiores referências de jogos japoneses.
Fundada há 47 anos, em 18 de maio de 1973 no Japão, a desenvolvedora Hudson Soft foi uma parte importante da história dos videogames, lançando vários títulos clássicos entre as décadas de 1980 a 2000, além de ter ajudado na criação do console PC-Engine/TurboGrafx-16, em associação com a NEC.
Se hoje a EA é sinônimo de games esportivos, com franquias consagradas como FIFA, NBA e NFL, com celebridades do esporte endossando seus títulos, além de ser uma mega-empresa por trás de eventos de eSports, seu surgimento conta uma história muito diferente, de uma empresa que se começou focada em...
Quando pensamos em RPG japoneses, certamente títulos como Final Fantasy, Chrono Trigger ou Breath of Fire vem à mente. Os fãs mais entusiastas ainda citariam franquias como Ys ou Tales of, mas o fato é que Dragon Quest não apenas precede todos os títulos mencionados acima, como permanece como a...
Há 55 anos nasceu Inafune Keiji (assim como é referido no Japão), o game designer, ilustrador e produtor que deixaria sua marca na indústria dos videogames. Com um longa carreira quase toda dedicada à Capcom e a seus títulos, Inafune foi responsável e/ou teve participação direta em grandes sucessos...