Pouco a pouco as variantes híbridas plug-in (que juntam motor de combustão a elétrico) vão-se tornando a regra em vez da exceção. Na Mercedes-Benz, a "espécie" alastra a ritmo rápido na gama de modelos compactos (de tração dianteira), primeiro com os Classe A e B e, ainda em 2020, com os CLA/CLA...
Trabalhar com carros, para mim, é um privilégio. Todos os dias tenho contato com eles e, vez ou outra, aparece algo diferente de tudo e faz a experiência ser ainda mais interessante.
A décima geração do Honda Civic segue firme e forte por aqui, não exatamente como a marca queria, já que o Toyota Corolla continua sendo a grande referência entre os sedãs médios no Brasil. Mas o Civic não perdeu sua tradicional personalidade - que é bem definida - e mantém aqueles atributos de um...
Não há muitos Toyota com a aura de serem modelos icônicos. Não, o Corolla (ao menos ao longo de quatro décadas até à chegada da mais recente geração já este ano) não conta. E o híbrido Prius, com ar de nerd da classe, também tem que ser excluído dessa distinção.
Os primeiros carros híbridos que chegaram ao Brasil, como o Toyota Prius, surpreenderam pelo baixo consumo de combustível. Agora, esses modelos estão em uma nova fase, a do plug-in. A maior parte deles, como o Volvo S60 T8, que testei, pode ser usada apenas como veículo elétrico, sem necessidade de...
Em um passado não muito distante, imprensa especializada e consumidores se frustravam com carros com câmbio automático de quatro marchas. Os que tinham cinco se salvavam das críticas e aqueles raros impulsionados por um câmbio de seis marchas eram endeusados.
A Chevrolet Montana sempre teve uma versão esportiva em sua gama desde quando estreou no Brasil em 2003. Além do visual exclusivo, a primeira geração oferecia o motor 1.8 flex, mas sua sucessora preferiu apostar apenas no estilo mais arrojado.
A Land Rover anunciou recentemente sua divisão em três marcas: Defender, Discovery e Range Rover. Embora não deixe isso claro, na prática a bandeira Land Rover dá lugar a seus antigos produtos, promovidos a marcas. Estas fazem parte da montadora JLR, que tem também a Jaguar (em fase de...
Ao longo dos seus 13 anos no mercado, a Volkswagen Amarok foi agregando equipamentos aqui e ali, mas nunca ganhou uma nova geração - e nem está no radar para 2024. Entretanto, o modelo ganhou o seu maior presente em 2018, que foi a chegada da motorização V6. Foi com essa configuração que pudemos...
Um dos mais famosos modelos da Jeep em todo o mundo, o Grand Cherokee acaba de ser eletrificado, com um sistema híbrido plug-in associado a um motor a gasolina de quatro cilindros, para tentar oferecer consumos reduzidos e boas performances. Mas, apesar do posicionamento mais elitista, em alguns...
A potência não mudou. O torque, também não. Ainda assim, ele ficou oficialmente um décimo de segundo mais rápido. E esse ganho, na prática, faz diferença para quem gosta de levar o carro ao extremo. A Audi lançou no Brasil o novo RS5 Sportback Competition.
O BMW X1 chega à sua terceira geração com mudanças internas e externas, mais tecnologia e dimensões superiores às do modelo anterior. Para o Brasil, vem com duas opções de motor turbo, o 1.5 e o 2.0, e três de acabamento. As primeiras unidades são trazidas da Alemanha mas, no mês que vem, o SUV de...
O ID.3 foi o primeiro Volkswagen totalmente elétrico quando chegou ao mercado europeu em 2019. Agora, quatro anos depois, acaba de ser revisto e melhorado, principalmente no interior. Mas fica a sensação de que a renovação poderia (e deveria) ter ido mais longe.
A Ferrari vai caminhando para a eletrificação de sua gama com mais um híbrido no portfólio. Versão descapotável da 296 GTB, a 296 GTS se distancia do modelo de teto rígido por 70 kg e a chance de ter os cabelos ao vento. No mais, são idênticas. Seu nome é um resumo do que se trata o carro:...
A versatilidade dos SUVs conquistou os consumidores de vários mercados, e no Brasil os utilitários esportivos viraram preferência nacional. Muito disso se deve ao fato de conciliarem a capacidade de enfrentar obstáculos comuns em nossas estradas, como buracos, lombadas e desníveis, e ainda assim...
O que esperar do novo GWM Haval H6? Os chineses da Great Wall, com o braço de desenvolvimento da engenharia brasileira, montaram um SUV bem esperto - e que já dirigimos em sua pré-serie.
Elétrico e ao contrário da maioria, até mesmo no Brasil, o BMW i4 M50 não é um SUV. Para muita gente, "graças a Deus" porque a sensação de dirigir o sedã é das melhores e está longe de ser comparada ao comportamento dinâmico de um utilitário a bateria.
A BYD lança dois novos SUVs eletrificados no Brasil pelo mesmo preço (R$ 269.990). São eles o elétrico Yuan Plus e o primeiro híbrido plug-in da marca, o Song Plus DM-I.
À medida que vai avançando nas gerações - essa é já a terceira - o X1 deixa de ser o SUV pequeno da BMW e passa a funcionar como carro da família. O novo modelo melhora em tudo: espaço, comportamento, motores e qualidade geral. Fomos dirigi-lo na Alemanha antes do início da sua produção em Santa...
No ano passado, fiz aqui uma lista dos SUVs mais rápidos do mundo. Esse cenário mudou desde então. Ali, estávamos falando de carros que aceleram de 0 a 100 km/h entre 3,6 e 3,8 segundos. Agora, o tempo caiu bastante: pode ser de 3,3 segundos. É menos que o recém-lançado 718 Cayman GT4 RS, novíssimo...