Dois meses atrás, nos primeiros dias de agosto, um rebocador holandês de grande porte, o Alp Centre, partiu do porto do Rio de Janeiro, levando a reboque aquele que já foi o maior navio militar brasileiro: o ex-porta-aviões São Paulo, que estava parado havia cinco anos.
Desde a semana passada, um grupo de voluntários, pesquisadores universitários e membros da polícia ambiental e da ONG Boto Vivo, de Laguna, no litoral de Santa Catarina, não tem dormido direito.
Na noite de 5 de julho de 2011, quando navegava da Ucrânia para a China, com um carregamento de 141 000 toneladas de óleo combustível, o superpetroleiro liberiano Brillante Virtuoso foi abordado por piratas no Golfo de Aden, na altura da costa do Iêmen.
Competindo contra outros 80 barcos, o velejador pernambucano Hans Hutzler, de 50 anos de idade, foi o primeiro a completar o percurso da principal regata oceânica do Brasil, a Refeno, que começou no último sábado, entre Recife e a ilha de Fernando de Noronha.
No final de 1872, um século e meio atrás, o barco cargueiro americano Mary Celeste foi achado à deriva, sem ninguém a bordo, mas em perfeito estado, no meio do Atlântico, sem que ninguém conseguisse explicar o que teria acontecido com seus tripulantes - cujos corpos, tampouco, jamais foram...
Em 22 de julho de 1839, um simples barco de madeira, sob o comando do revolucionário italiano radicado no Rio Grande de Sul Giuseppe Garibaldi, um dos membros mais atuantes da Guerra dos Farrapos, invadiu o porto da atual cidade de Laguna, em Santa Catarina, enfrentou a poderosa esquadra do então...
Cinco semanas atrás, o rebocador holandês Alp Centre partiu do Rio de Janeiro levando a reboque aquele que já foi o maior navio militar brasileiro: o ex-porta-aviões São Paulo, que estava parado há cinco anos. Destino: um estaleiro em Aliaga, na Turquia, onde o imenso navio, de 266 metros de...
Desde menino, quando brincava com barquinhos, o capixaba Renato Oliveira pôs na cabeça que, um dia, iria comprar um veleiro de verdade e sair navegando pelo mundo.
Em 24 de outubro de 1930, um movimento político armado que entraria para a história brasileira como a Revolução de 30 pôs fim a uma antiga forma de governo, na qual apenas paulistas e mineiros se revezavam na presidência do país, a chamada "República Café com Leite".
Neste exato instante, dois veleiros brasileiros estão tentando fazer o que nenhum outro barco de passeio do Brasil jamais fez: atravessar do Oceano Pacífico para o Atlântico pelo topo do mundo, através do labirinto de canais congelados do Ártico, caminho conhecido como Passagem Noroeste — e que...
Na última quinta-feira, o rebocador holandês Alp Centre partiu do Rio de Janeiro, levando a reboque aquele que já foi o maior navio militar brasileiro: o ex-porta-aviões São Paulo, que estava parado há cinco anos.
Duas semanas após viver a pior experiência de sua vida — o naufrágio, durante uma tempestade, no meio do oceano Atlântico, do veleiro no qual estava, que resultou na morte por afogamento do capitão do barco, o suíço Benno Frey —, o brasileiro Marcelo Osanai, de 38 anos, voltou a São Paulo, onde...
Após seis horas à deriva em uma balsa salva-vidas no meio do oceano Atlântico, o paulista Marcelo Osanai, de 38 anos, foi resgatado quarta-feira passada pela tripulação do navio petroleiro Front Pollux, a cerca de 2.400 quilômetros da Cidade do Cabo, na África do Sul, depois que o barco no qual ele...
Na semana passada, o desaparecimento da inglesa Sarm Heslop, uma ex-aeromoça de 41 anos que vivia com seu namorado, o americano Ryan Bane, em um veleiro ancorado na ilha de St. John, no Caribe, completou três anos — sem nenhum sinal de que o misterioso caso possa, enfim, ser elucidado.
Nas primeiras horas da manhã de hoje, véspera do Dia Internacional da Mulher, a velejadora americana Cole Brauer, de 29 anos, se tornou a primeira mulher dos Estados Unidos a dar a volta ao mundo conduzindo sozinha um barco à vela, sem parar em alugar algum — uma odisseia que durou mais de quatro...
Em 14 de junho do ano passado, um decrépito barco de pesca abarrotado com centenas de imigrantes ilegais (600 ou mais), virou e afundou a cerca de 80 quilômetros da costa da Grécia, gerando um até hoje não sabido número de mortes — possivelmente, mais de 500, muitas delas, crianças.