O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) fechou o ano de 2021 em 71,6 pontos, uma queda de 9,9% em relação ao registrado em 2020, quando a queda de 15,9% deixou o indicador em 79,4 pontos. Desde 2015 o ICF não alcança o nível de satisfação, que é de 100 pontos.
A inflação está levando os brasileiros a consumirem mais produtos práticos e indulgentes, como chocolate, e a reduzirem o consumo de alimentos básicos, como açúcar, café e óleo.
O consumo de chocolates e antiácidos tiveram crescimento acentuado entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da pesquisa "Consumer Insights", da Kantar.
Os valores dos alimentos comercializados no mundo chegaram a novo patamar. Os preços atingiram o pico mais alto registrado desde julho de 2011, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (4) pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou nesta quinta-feira, 14, que o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros (INC) caiu 2,33% em agosto na comparação com julho deste ano. Em relação a agosto do ano passado, o índice recuou 1,78%.
O avanço da imunização da população contra a covid-19 deixou os consumidores brasileiros mais propensos às compras em setembro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 1,9% em relação a agosto, o...
A pandemia impactou duramente a mesa dos brasileiros no primeiro trimestre deste ano. Com a redução de renda, há famílias que passaram não só a adotar o consumo de proteínas mais baratas (como ovos) mas também a substituir refeições por mingau. Também aumentou o consumo de marmitas e sanduíches...
A economista Gabriela Chaves afirmou hoje que o Brasil está entrando em uma bola de neve com a alta de preços e que o governo federal e o Banco Central precisam adotar medidas para que a população retome sua qualidade de vida. A declaração foi dada ao UOL News.
A falta de matéria-prima que atinge a indústria no Brasil em meio à pandemia de covid-19 já causa escassez de produtos e aumento de preços ao consumidor.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 0,6% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro. Em relação a fevereiro de 2020, a queda chegou a 25,3%.
Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que 72% dos brasileiros alteraram seus hábitos de consumo nos últimos seis meses, em decorrência da pandemia de covid-19. Os setores mais impactados, isto é, aqueles cujos...
O superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil, Bruno Lucchi, falou sobre os preços dos alimentos à BandNews TV. Para ele, além do aumento das exportações do arroz, a mudança no consumo do brasileiro durante a pandemia também colaborou para a disparada do valor do...
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do governo responsável por zelar pela livre concorrência no mercado brasileiro, está de olho nas disputas envolvendo os novos mercados digitais. Em um amplo estudo, de 137 páginas, analisou 21 documentos de diversos países sobre o tema,...
O ICF (Intenção de Consumo das Famílias), indicador calculado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), registrou queda de 0,2% na passagem de julho para agosto, para 66,2 pontos. É a pior leitura do ICF para meses de agosto desde o início da série histórica, em...
O Dia dos Namorados é uma das datas que mais movimentam o setor de serviços, com casais buscando restaurantes, bares e motéis para comemorar. Neste ano, com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, o impacto econômico será sentido de formas diferentes, de acordo com as entidades...
O pessimismo em relação aos próximos meses diminui levemente em maio e a confiança do consumidor teve alta, em um movimento de acomodação diante dos impactos da pandemia de coronavírus, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os brasileiros aumentaram suas compras online, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com esses hábitos de compra e consumo no pós-pandemia. Segundo os dados, 61% dos clientes que compraram...
Pesquisa feita pela Boa Vista com 600 entrevistados de todo o Brasil aponta para um maior uso das plataformas digitais de vendas durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo o levantamento, 29% dos consumidores consultados passaram a fazer mais compras online após o vírus ter se alastrado no...
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), divulgou hoje uma pesquisa apontando aumento do preço de produtos nos supermercados em São Paulo desde o início da pandemia de coronavírus.