Crise econômica dispara audiência da TV aberta em todo o país
Aparentemente há um setor da economia que pode comemorar a crise econômica instalada no Brasil nos últimos dois anos: a TV aberta.
Aparentemente há um setor da economia que pode comemorar a crise econômica instalada no Brasil nos últimos dois anos: a TV aberta.
Apenas entre 2012 e 2015, o “Jornal Nacional”, perdeu 28 em cada 100 telespectadores que antes acompanhavam ao telejornal da Globo todas as noites em todo o Brasil.
O executivo Ricardo Monteiro, ex-presidente da empresa alemã GfK no Brasil, revelou que um morador de uma favela, na zona oeste do Rio de Janeiro, foi assassinado no ano passado por ter deixado a empresa instalar um aparelho de medição de audiência (people meter) em sua casa.
A novela "Os Dez Mandamentos" ajudou mesmo a Record em audiência, e não só em horário nobre mas na média das 24 horas do dia. Por causa da trama, a Record fechou o ano de 2015 como vice-líder isolada, embora por minúscula diferença para o SBT.
Os primeiros dados apurados pela empresa alemã GfK, que começou a medir o público da TV brasileira nas últimas semanas, apontam que a audiência de emissoras como Record e SBT é maior do que a registrada até hoje pelo Ibope.
A nova novela da Globo, "A Regra do Jogo", fechou a primeira semana com audiência um ponto menor que sua antecessora, "Babilônia". Dados consolidados de ibope apontam que a nova trama de João Emanuel Carneiro marcou 27,6 pontos nos primeiros dias, enquanto "Babilônia" registrou 28,6 pontos. Ou...
Audiência, o ter ou não ter, não mede a qualidade de programa nenhum, mas o que atualmente acontece naquele que aprendemos chamar de horário nobre é o que há muito tempo todos reclamavam da televisão brasileira.
A saída da Bandeirantes do consórcio de emissoras que dá sustentação à GfK, não sofrerá qualquer prejuízo, segundo Amilcare Dallevo, presidente da Rede TV! e um dos principais articuladores de todo este processo.
Aqui do lado de fora, as dúvidas só aumentam sobre essa demora da alemã GfK iniciar as suas atividades no Brasil. Foi prometido para o comecinho deste ano, depois ficou para maio, e agora será no decorrer do terceiro trimestre – entenda-se agosto, setembro ou até outubro, se não vier a surpresa...
Durante décadas a Globo se mantém líder isolada em audiência em todos os dias da semana, em todas as faixas horárias. No domingo, em especial, o dia mais caro para os anunciantes, a emissora sempre se deu ao luxo de não apenas liderar, mas também de registrar, sozinha, mais ibope que a segunda e...
Esta santa coluna falou sobre o problema na divulgação dos números do Ibope, especialmente na segunda-feira. Aqui foi dito que o melhor é acabar com o real-time e divulgar o consolidado, com os dados corretos, no dia seguinte.
A reestreia do Gugu trouxe de volta a antiga disputa entre os diretores de programação das emissoras mais importantes.
De 2010 a 2014, a programação religiosa exibida nas madrugadas da Record perdeu pelo menos 40% de audiência, segundo dados obtidos por esta coluna. Em 2010, a média das atrações da Igreja Universal foi de 1,5 ponto na Grande São Paulo. No ano passado esse índice ficou em 0,9 ponto.
A direção do SBT estava mais do que certa quando apostou em ser a única emissora aberta, de fato, a prestigiar público infantil --diariamente e sempre em horários estáveis.
O mês de abril será bastante importante para o mercado televisão no Brasil. Não fosse por outros motivos, é quando um dos maiores institutos de pesquisa, o alemão GfK, passará a entregar os primeiros relatórios de medição de audiência no país. No mesmo mês, a líder TV Globo comemora 50 anos.
A TV Globo aberta continua vendo sangrar sua audiência. Entre 2004 e 2014, a emissora perdeu 40% de share, segundo dados obtidos por esta coluna com exclusividade.
Das cinco partidas do Brasil exibidas nesta Copa, o massacre para a Alemanha nesta terça-feira, por 7 a 1, também marcou a menor audiência da Globo.
O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo 2014 somou mais de 41 pontos em sua exibição na TV aberta. A Globo reigstrou média de 33,5 pontos na Grande São Paulo, enquanto a Band teve média de 8 pontos --sendo que cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.
Abrindo uma exceção em sua decisão de jamais divulgar publicamente as audiências de TV, o instituto Ibope anunciou nesta terça-feira (17) que passará a divulgar esses dados, tanto das TVs abertas como das fechadas, durante a Copa do Mundo. Os dados vão abranger o Brasil e mais 10 países da...