Topo

Copa 2018

Com Messi e sem Dybala, Argentina testa novas caras contra a Itália

Messi Mascherano Manchester Argentina - Alex Livesey/Getty Images
Messi Mascherano Manchester Argentina Imagem: Alex Livesey/Getty Images

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

23/03/2018 04h00

Com 80% da convocação final encaminhada para a Copa do Mundo, o técnico Jorge Sampaoli utilizará os próximos dois amistosos da Argentina para testar novas peças a fim de concluir a relação definitiva dos 23 que viajam à Rússia. A primeira prova acontece nesta sexta-feira, contra a Itália, no Estádio Etihad, casa do Manchester City, às 16h45 de Brasília. Na terça (27), o adversário será a Espanha, na casa do Atlético de Madrid.

Ao menos cinco jogadores devem ser observados pela comissão técnica: o goleiro Wilfredo Caballero, do Chelsea-ING, pode estrear aos 36 anos; o lateral direito Fabricio Bustos, 21, chamou a atenção de Sampaoli pelas atuações no Independiente-ARG; o lateral esquerdo Nicolás Tagliafico, 25, tem a sua primeira experiência no futebol europeu pelo Ajax-HOL; o meio-campista Leandro Paredes, 23, destaca-se no Zenit-RUS; e Manuel Lanzini, 25, do West Ham-ING, é aposta da comissão técnica pela velocidade, habilidade e qualidade nos lances individuais. 

“Esses jogos não valem três pontos, mas são fundamentais para a consolidação da ideia que temos para o Mundial. O principal é ver uma forma de atuar de jogadores que podem nos ajudar a fechar uma lista. Terei claro o funcionamento de jogo nas duas partidas para saber quem se aproximará da nossa proposta e quem se distanciará”, explicou Sampaoli, que vê o capitão Messi mais influente na seleção do que toda a comissão técnica.

O meia-atacante do Barcelona, inclusive, pode iniciar o jogo no banco de reservas por causa de uma fadiga muscular noticiada pelo jornal Olé nesta sexta-feira. Mas a tendência é que ele inicie a partida normalmente.

O treinador promoverá a volta de Gonzalo Higuaín, atacante da Juventus-ITA ao time após sete confrontos fora. “Tudo está encaminhado para ele mostrar no Mundial todo o potencial que tem, porque é um dos melhores centroavantes do mundo por tudo o que vimos nos últimos treinamentos e nos seus jogos pelo clube”.

Paulo Dybala, companheiro de Higuaín na Juve classificada às quartas de final da Liga dos Campeões, não foi chamado para as últimas provas antes da definição de quem vestirá a camisa alviceleste na Rússia. “Pensávamos que era um jogador top na seleção, mas com o passar do processo, não conseguimos colocar num lugar que pudesse jogar ou ele não conseguiu se adaptar. Veremos se há alguém melhor ou se teremos de potencializá-lo”.

Sérgio Agüero, artilheiro do Manchester City, atuou como anfitrião durante toda a semana em que os argentinos treinaram nas instalações do clube. No entanto, ele será desfalque nesta sexta por lesão e tem chances remotas de viajar a Madri para o jogo seguinte.

A provável escalação da Argentina é a seguinte: Caballero; Bustos, Fazio, Otamendi e Tagliafico; Biglia, Paredes, Lanzini, Di María, Messi e Higuaín.

Se os sul-americanos se preparam para enfrentar Islândia, Croácia e Nigéria no Grupo D da Copa da Rússia, a Itália vive a ressaca de não ter se classificado para a competição pela primeira vez em 60 anos. Luigi Di Biagio, treinador interino que estreará no comando da Azzurra, contará com Gianluigi Buffon, ídolo do país que tinha se despedido da seleção após não alcançar a vaga no Mundial, mas que reviu a decisão, aos 40 anos.

"Ainda posso ser útil para o meu país. Independentemente da minha idade, ainda sou goleiro de um clube como a Juventus", ponderou Buffon. "Não sei se meu último jogo será pela Juve ou pelo meu país, mas garanto que será algo simples".

Copa 2018