Topo

Copa 2018

Brasil terá Douglas Costa e Thiago Silva como titulares para pegar Rússia

Danilo Lavieri e Dassler Marques

Do UOL, em Moscou

22/03/2018 10h22Atualizada em 22/03/2018 13h09

A atividade comandada por Tite nesta quinta-feira (21) confirmou a ofensiva equipe da seleção brasileira para encarar a Rússia na sexta. Além de Gabriel Jesus, Coutinho e Willian, o treinador também recorreu a Douglas Costa para suprir o desfalque de Neymar. O jogo ocorre às 13h (de Brasília) e ainda tem novidade na zaga.

No estádio Luzhniki, palco do jogo de sexta, os brasileiros tiveram Thiago Silva como titular na vaga de Marquinhos, que não possui condições físicas totais e ficará em recuperação para tentar jogar diante da Alemanha. Além disso, Renato Augusto será sacado como era de se esperar para que Willian seja escalado como titular. Assim, a equipe fica mais ofensiva. O comandante explica as trocas.

"É o time do trabalho tático que viram no início. Confirmado. Temos atletas de alto nível, eles competem. Aprendi que técnico de seleção é diferente de técnico de clube. Às vezes não está bem no clube, aqui é um tom acima. Um está bem mas outro está melhor. Atletas de alto nível jogando muito nos seus clubes. Willian saiu, Coutinho estava arrebentando, mas ele não estava mal. Agora o Willian muito bem no seu clube", afirmou o técnico.

"Tem alguns jogadores que competem em altíssimo nível e precisam competir com lealdade e respeito. Os três têm jogado bastante. E tem outro zagueiro que está sendo disputada a vaga. E neste momento a gente tem a avaliação também de acompanhamento dos clubes. Nos últimos 28 dias, ele jogou um jogo. E neste jogo ele voltou a sentir de novo. E só esteve disponível e não participou do jogo no último. O Thiago jogou os últimos sete, oito jogos seguidos. Então o técnico e a comissão precisam ser justos", completou. 

O jogo contra os russos é visto por Tite como excelente oportunidade para testar o Brasil contra uma equipe que jogue voltada à defesa. A anfitriã da Copa do Mundo, dirigida pelo ex-goleiro Chercesov, ainda não confirmou se jogará com quatro ou cinco homens na primeira linha. O treinador disse que isso não atrapalhará os seus planos.

"Nós vamos ter um nível de enfrentamento muito alto, no país que é da Copa, não vai mudar tanto se ele escalar na linha de 4 ou na linha de 5", ponderou.

Cléber Xavier, seu auxiliar, também esteve na entrevista e disse ter quase certeza que os russos adotarão a mesma tradição com cinco atletas defensivos. "Desde que o Chercesov assumiu a seleção russa, eles nunca jogaram em outro formato que não a linha de 5. Eu acredito que ele vá escalar na mesma linha, com cinco defensores baixos".

Realizado com 0° C de temperatura, o treino desta sexta deve ser menos frio que o jogo em si. A previsão do tempo aponta para uma possível temperatura de até -7° C e também é cogitada na previsão neve para o jogo. "Eu admito que vou torcer para não nevar", disse Cleber. "Eu também prefiro que isso não aconteça", corroborou Tite.

O Brasil montado por Tite em treinamento é: Alisson; Dani Alves, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Coutinho e Douglas Costa; Gabriel Jesus.

Copa 2018