Topo

Copa 2018

Novo convocado de Tite começou carreira como atacante e tem mansão no MS

Ismaily defende o Shakhtar Donetsk - Laurence Griffiths/Getty Images
Ismaily defende o Shakhtar Donetsk
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Danilo Lavieri e Dassler Marques

Do UOL, em Moscou (Rússia)

20/03/2018 14h01

Ismaily surpreendeu boa parte do país ao ser escolhido por Tite para o lugar de Alex Sandro, cortado dos amistosos contra Rússia e Alemanha por lesão muscular. Embora seja praticamente desconhecido para o futebol brasileiro, o lateral esquerdo do Shaktar Donetsk tem carreira que dura 10 anos na Europa e já atingiu a sonhada estabilidade financeira.

O atleta de 28 anos é natural de Ivinhema, em Mato Grosso do Sul, onde tem uma mansão de 700m². Lá, ele gosta de passar as férias com seus filhos e sua esposa, além de curtir um de seus hobbies, que é andar a cavalo. Fã de música sertaneja, ele mantém amizade com a legião de brasileiros que já atuou na Ucrânia e será muito bem recebido por Taison, Douglas Costa e Fred em Moscou.

Fora de campo, tem bastante respeito na sua cidade natal por ajudar projetos sociais. Durante um jogo na Ucrânia, também já homenageou um amigo que sofria com câncer.

Ismaily começou a ser observado em dezembro de 2017, quando Edu Gaspar e Tite foram ao estádio para acompanhar ao jogo entre Shakthar e Manchester City. Justamente neste dia, o atleta teve uma ótima atuação e ainda marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 contra os ingleses.

De lá para cá, entrou no radar da comissão técnica e não saiu mais. Em fevereiro deste ano, por exemplo, foi acompanhado de perto pelos analistas da seleção brasileira Fernando Lázaro e Matheus Bachi em outros compromissos na Europa.

Antes de se estabilizar na Europa, Ismaily passou por times de menor expressão no Brasil, como Desportivo Brasil, que é um time de empresários, e São Bento. Curiosamente, seu início de carreira foi como atacante, segundo publicações de jornais de seu Estado. Sem sucesso, foi recuando dentro de campo até começar a ganhar chances como lateral esquerdo.

Antes de chegar ao Shakthar, passou pelo futebol português e conseguiu chamar a tenção no Braga em 2013. Vendido por 4 milhões de euros (mais de R$ 16 milhões na cotação atual) para os ucranianos, ele ganhou destaque até na versão em inglês do site da Uefa.

Ismaily desembarca em Moscou nesta madrugada e fará seu primeiro treino com o grupo na quarta-feira. Sua posição era uma das que gerava mais dúvida para Tite. Embora tenha Marcelo como titular garantido, o treinador repetiu diversas vezes que cometeria uma injustiça ao precisar escolher entre Alex Sandro e Filipe Luís. Se for bem nas oportunidades que receber, ele poderá aumentar ainda mais a dor de cabeça para o comandante.

Copa 2018