Topo

Copa 2018

Camisa 9 clássico, W. José é mais importante do que parece na lista de Tite

Willian José comemora gol da Real Sociedad: oportunidade na reta final - Robert Atanasovski/AFP
Willian José comemora gol da Real Sociedad: oportunidade na reta final
Imagem: Robert Atanasovski/AFP

Danilo Lavieri, Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

12/03/2018 15h36

A oportunidade chegou para Willian José na reta final do ciclo para a Copa do Mundo e tem um peso importante dentro da montagem da lista de 23 jogadores feita por Tite. Não exatamente pelo nome em si, mas por um conceito: o treinador considera a hipótese de ter um camisa 9 clássico no Mundial da Rússia e isso não ameaça Gabriel Jesus e Roberto Firmino, nomes já assegurados por ele na relação. 

Com 1,89 m e 17 gols em 30 jogos da temporada europeia, Willian José chega ao grupo nos amistosos de março para preencher uma lacuna dentro do que Tite considera importante ter no elenco. Desde que fez experiências com Diego Souza em 2017, o treinador busca um jogador que costuma chamar de pivô: forte no jogo aéreo, capaz de atuar de costas para o gol e de levar a melhor em duelos mais físicos com rivais. Diferente de Jesus e Firmino, também assegurados para pegar a Rússia em Moscou no dia 23 e a Alemanha em Berlim no dia 28.  

A novidade é que, nesta segunda-feira, além de chamar Willian José para essa função, Tite também foi mais específico. Ele pode abrir mão de um meio-campista entre os 23 para ter esse jogador. "A gente vai avaliar e contextualizar, não em cima de um campeonato. O Brasileiro tem 38 rodadas. A Copa é um torneio que tem três jogos para uma classificação, sendo no máximo sete", explicou. 

"Vai depender [a escolha] para alguma característica diferente, mesmo que possa merecer menos que outro atleta, mas a característica que ele tem na seleção pode ser importante. Ter um cabeceador ou pivô, ter um lateral mais defensivo...vai depender do nível e dos atletas disponíveis", acrescentou Tite nesta análise. 

Até o ano passado, o nome observado por ele para a função era de Diego Souza, que não terminou 2017 tão bem e, na chegada ao São Paulo, justamente de olho na Copa do Mundo, ainda não conseguiu brilhar. Nesse meio tempo, Tite teve um olhar mais forte sobre Jô, que tinha sua convocação cogitada depois de ser o melhor jogador do Brasileirão. A ida do atacante ao Japão quebrou essa sequência de observação, ainda que o treinador tenha feito citações a ele nesta segunda. 

Já há algum tempo, Tite persegue alternativas para ter espaço para chamar esse jogador de área junto a Gabriel Jesus e Firmino na seleção. Em outubro, por exemplo, ele chegou a testar o atacante do Liverpool como ponta, o que abriria espaço, mas não gostou do que viu. Hoje, a concepção do treinador é que, eventualmente, pode ter um meio-campista a menos no banco de reservas. Nos amistosos de março, ele quer testar justamente Fernandinho e Coutinho nessa função que, na equipe ideal, é de Paulinho e Renato Augusto.  

Para se convencer por Willian José como melhor alternativa para o momento, Tite deslocou o auxiliar técnico Sylvinho para ir até a Espanha ver o atacante in loco - ele se machucou, mas o treinador pediu ao auxiliar que acompanhasse treinamentos, de qualquer forma. As avaliações foram positivas e abriram uma oportunidade de certa forma inesperada.  

"Pego uma linha de cinco montada, uma linha de quatro na frente, como foi contra a Inglaterra. Se conseguir fazer o balanço desta bola para gerar cruzamentos, tem que ter um grande cabeceador para criar essas oportunidades. Assim temos o Willian [José] e o Jô", citou Tite.

Sem Neymar, Tite leva Talisca e W. José para jogos contra Rússia e Alemanha

UOL Esporte

Copa 2018