Topo

Copa 2018

Aposta maluca pré-Copa mudou entrevistas e criou mistério na Inglaterra

Hoje treinador da Inglaterra, Southgate esteve na aposta às vésperas da Copa de 98 - Mike Hewitt/Getty Images
Hoje treinador da Inglaterra, Southgate esteve na aposta às vésperas da Copa de 98 Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/02/2018 04h00

Períodos de concentração podem ser entediantes para jogadores de futebol, mesmo antes de uma Copa do Mundo. Em 1998, antes do Mundial na França, a seleção inglesa se superou ao encontrar uma maneira de se divertir nas horas vagas. Motivados por uma aposta maluca, os convocados criaram um jogo: ganharia quem conseguisse encaixar mais nomes de músicas durante suas entrevistas.

A brincadeira envolveu todo o elenco. Cada jogador apostou cem libras. Ganharia a bolada aquele que colocasse mais títulos de músicas nas respostas aos jornalistas. E havia um obstáculo a mais: as músicas deveriam ser do mesmo artista/banda em cada entrevista.

Assim, quem era escolhido para falar com os jornalistas pegava um papel que indicava qual seria o artista ou a banda. Não se sabe quem foi o campeão, mas o zagueiro Tony Adams, hoje treinador, foi apontado como o melhor por seus companheiros. O então zagueiro se superou em uma entrevista ao encaixar quatro nomes de músicas dos Beatles: “Get Back”, “Something”, “Let it be” e “With a little help of my friends”.

“Tony era o melhor. Nós queríamos competir com ele, mas não tinha como. Além disso, o conhecimento musical dele era muito grande. Foi uma brincadeira tonta, mas nos divertimos muito e isso ajudou a mantermos o espírito de união do grupo”, declarou anos depois Gareth Southgate, atual treinador da seleção inglesa.

Aos poucos, os jornalistas começaram a estranhar o padrão de respostas dos jogadores. A primeira impressão foi a de que eles estavam usando frases feitas. Depois de alguns dias, alguém identificou que, na verdade, eram nomes de músicas.

Ao ser questionado sobre isso, o atacante Alan Shearer, uma das estrelas daquele time, respondeu da mesma maneira, recorrendo a uma música. “É tudo sua imaginação”, disse Shearer, adaptando o título “It’s just my imagination”, do The Temptations. Uma gargalhada do jogador logo na sequência explicou tudo.

Até o treinador da seleção na época, Glenn Hoddle, entrou na brincadeira. Entre jogar golfe e recorrer a videogames, foi essa aposta musical o que realmente distraiu os ingleses antes da Copa de 1998.

Copa 2018