Topo

Copa 2018

Ele foi à Copa aos 7 anos em 98 e agora está perto de jogar na Rússia-18

Delaney diz que meta da Dinamarca na Copa é chegar, pelo menos, às oitavas de final - Andrew Halseid-Budd/Getty Images
Delaney diz que meta da Dinamarca na Copa é chegar, pelo menos, às oitavas de final Imagem: Andrew Halseid-Budd/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 04h00

No dia 12 de junho de 1998, 38 mil pessoas foram ao estádio Felix Bollaert, em Lens, para assistir à partida entre Dinamarca e Arábia Saudita, válida pela primeira rodada do grupo C da Copa do Mundo da França. Entre essas pessoas estava um garoto de 7 anos, acompanhado do pai e de seus avós.

Era a primeira vez que o menino Thomas Delaney via os jogadores de sua seleção tão de perto. E ele deu sorte, já que a Dinamarca venceu seu jogo por 1 a 0. Mas o que o garoto não imaginava era que, 20 anos depois, ele estaria tão perto de estar em campo defendendo seu país numa Copa do Mundo.

Delaney está há um ano no Werder Bremen, da Alemanha, e foi presença constante nas convocações da Dinamarca nos últimos meses. Em setembro do ano passado, inclusive, ele fez quatro gols pela equipe, sendo três em duelo contra a Armênia e outro diante da Polônia. Sua convocação para o Mundial é dada como certa. Será um sonho, segundo ele.

“Voltando a 1998, é claro que eu nunca tinha imaginado que jogaria uma Copa do Mundo. Lembro que colecionei figurinhas e ganhei uma bola oficial daquela Copa. Foi tudo incrível, é uma das minhas melhores lembranças. A atmosfera nos arredores do estádio era demais”, contou ele em entrevista ao site da Fifa.

Tetracampeão dinamarquês pelo Copenhagen, seu ex-time, Delaney tem 26 anos e está otimista para a Copa na Rússia. De acordo com ele, o objetivo da seleção escandinava é chegar pelo menos às oitavas de final. Sendo um pouco mais otimista, a meta é igualar a campanha de 1998, quando a Dinamarca foi até as quartas de final (e perdeu para o Brasil). Foi o melhor desempenho do país.

“Ficar em segundo no grupo é um bom objetivo, mas também temos chances contra a França”, analisou ele. “Não quero jogar apenas três partidas e voltar para casa. Temos os pés no chão porque somos um país pequeno, mas nossas expectativas são elevadas”, completou.

A Dinamarca está no grupo C ao lado de França, Austrália e Peru. Pela sequência, a seleção de Delaney irá enfrentar Peru (dia 16), Austrália (dia 21) e, por fim, a favorita França (dia 26), justamente o país que remete ao meio-campista sua primeira experiência em Copa do Mundo.

Copa 2018