Topo

Copa 2018

México também tem direito a sonhar com título na Copa 2018, diz Osorio

Em entrevista ao jornal mexicano Récord, técnico Juan Carlos Osorio coloca México entre os candidatos ao título na Copa do Mundo de 2018 - Reprodução
Em entrevista ao jornal mexicano Récord, técnico Juan Carlos Osorio coloca México entre os candidatos ao título na Copa do Mundo de 2018 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/01/2018 19h53

O México jamais conseguiu ir além das quartas de final em uma Copa do Mundo, feito alcançado nos Mundiais de 1970 e 1986 – ambos em casa. Pior: nas últimas seis edições da competição, caiu nas oitavas de final. No entanto, a equipe pode sonhar com o título na Copa de 2018, na Rússia.

Pelo menos é o que acredita Juan Carlos Osorio, técnico da seleção mexicana. Em entrevista ao jornal Récord publicada nesta terça-feira, o treinador colombiano que comandou o São Paulo em 2015 afirmou que sua equipe é candidata à taça, assim como todas as outras 31 seleções classificadas.

“Temos o mesmo direito de ser campeões que qualquer nação. Tudo bem se a gente se atrever a pensar assim, mas é melhor ainda dar 100% para chegar a esta condição. É aí onde queremos ver o compromisso de nossos jogadores”, disse Osorio.

Para poder fazer frente às principais seleções do mundo em 2018, a seleção mexicana aposta em duas abordagens. Além da preparação da comissão técnica com dados dos rivais, confia na preparação psicológica do elenco.

“Temos um especialista como Imanol (Ibarrondo, coach), e todos têm acesso a documentos que fortalecem esta parte. Na questão esportiva, temos a volta de Pompilio (Páez, assistente técnico). Eles irão para a Turquia para acompanhar de perto três partidas da Coreia do Sul”, disse o técnico, em referência a um de seus rivais do Grupo F – a chave tem ainda Alemanha e Suécia.

Com tudo isso, será que é possível condicionar o psicológico da equipe para a competição? Para Osorio, sim.

“Os jogadores, através de partidas de alto nível, perceberam que podem competir em alto nível. É reconfortante que possam se sentir desta maneira e que possam contagiar os demais”, disse o colombiano. “Mas precisamos também que os demais compitam e vivam assim, para que tenhamos a melhor seleção. É muito positivo, e creio que os jogadores têm a capacidade de competir contra qualquer rival”, acrescentou.

O México estreia no Grupo F contra a Alemanha, no dia 17. Depois, encara a Coreia do Sul no dia 23 e a Suécia no dia 27.

Copa 2018