Copa 2018

Estádio feito com contêineres para Copa-2022 foi inspirado em Lego

Divulgação
Ras Abu Aboud Stadium, estádio em Doha que será usado na Copa do Mundo do Qatar, em 2022 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/01/2018 04h00

O estádio Ras Abu Aboud, em Doha, chamou a atenção ao ser anunciado pelos organizadores da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, por ser feito a partir de contêineres e totalmente desmontável. Um projeto ousado e inovador em grandes eventos. A ideia, no entanto, surgiu de uma inspiração muito simples: os blocos de encaixar da Lego.

“A estrutura do estádio é como o Lego ou aqueles brinquedos de encaixar [com placas de metal e parafusos]. Foi daí que veio a ideia. Era necessária uma estrutura muito simples e modular, com vigas e colunas iguais. Aí pensamos nos contêineres”, explicou ao diário “As” Mark Fenwick, arquiteto que desenvolveu o projeto ao lado de Javier Iribarren, seu sócio em um escritório na Espanha.

O plano é usar na estrutura 880 contêineres. Eles serão produzidos em outro país e transportados por barco até Doha. A vantagem do estádio é que ele poderá ser totalmente desmontado e montado em outro lugar.

E no momento de remontar o estádio, ele poderá ter a mesma forma ou dar origem a estádios menores. Tudo depende de como o comprador vai querer encaixar as peças. “Com algumas peças diferentes é possível criar formatos diferentes, exatamente como o Lego. Poderão ser feitos estádios para cinco ou dez mil pessoas”, explicou Fenwick.

A capacidade do Ras Abu Aboud será de 40 mil pessoas, mas como o futebol no Qatar não atrai um público tão numeroso, já é certo que o estádio será desmontado depois do Mundial.

“Nosso estádio é o mais barato de todos e seu investimento pode ser recuperado, já que ele pode ser vendido a outro país. Ele pode durar até cinco ou seis Copas do Mundo”, opinou Javier Iribarren.

“Para desmontá-lo serão necessários aproximadamente oito meses; e para montá-lo novamente, mais um ano e meio”, continuou o arquiteto espanhol.

Assim, o Ras Abu Aboud é considerado o estádio mais sustentável já projetado para um grande evento esportivo. A expectativa é que ele esteja pronto em 2020. Na Copa do Qatar, ele receberá partidas até as quartas de final. Depois disso, seu destino dependerá de seu novo dono.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo