Diretor da Fifa diz que árbitro de vídeo será usado na Copa-2018

A International Football Association Board (Ifab), entidade responsável por cuidar das regras do futebol, recomendou nesta segunda-feira (22) a aprovação do árbitro assistente de vídeo (VAR) para uso na Copa do Mundo de 2018.
Segundo o jornal “The Guardian”, a organização irá confirmar sua decisão em março, em sua reunião geral anual. A postura foi adotada após o levantamento dos resultados de testes da tecnologia em mais de 20 competições futebolísticas espalhadas pelo mundo.
Das partidas que tinham o VAR disponível desde que os testes começaram, apenas 31,2% fizeram uso da tecnologia. Dentre as ocasiões em que a arbitragem pediu ajuda, 56,9% foram para confirmar situações de gol ou penalidade.
O tempo médio para a consulta ao VAR foi de 20 segundos. Já revisões de lances com ajuda do vídeo consumiram um minuto, em média. A tecnologia impactou decisivamente 8% das partidas estudadas, embora também não tenha ajudado a evitar erros claros em 5% dos jogos.
O “Guardian” diz que é apenas uma formalidade a aprovação da tecnologia para uso no Mundial. À agência AP, o chefe comercial da Fifa Philippe Le Floc’h assegurou que o VAR será usado: “O VAR definitivamente vai acontecer. É ótimo ter tecnologia no futebol porque isso também é uma questão de justiça.”
Todavia, o dirigente informou que a Fifa não definiu quais parceiros comerciais serão encarregados da parte tecnológica dos jogos, embora conversas estejam em curso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
{{subtitle}}
Essa discussão está fechada
Não é possivel enviar comentários.
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso