Copa 2018

Diretor da Fifa diz que árbitro de vídeo será usado na Copa-2018

Amr Abdallah Dalsh/Reuters
Sandro Meira Ricci revisa lance com auxílio do árbitro de vídeo Imagem: Amr Abdallah Dalsh/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/01/2018 16h44

A International Football Association Board (Ifab), entidade responsável por cuidar das regras do futebol, recomendou nesta segunda-feira (22) a aprovação do árbitro assistente de vídeo (VAR) para uso na Copa do Mundo de 2018.

Segundo o jornal “The Guardian”, a organização irá confirmar sua decisão em março, em sua reunião geral anual. A postura foi adotada após o levantamento dos resultados de testes da tecnologia em mais de 20 competições futebolísticas espalhadas pelo mundo.

Das partidas que tinham o VAR disponível desde que os testes começaram, apenas 31,2% fizeram uso da tecnologia. Dentre as ocasiões em que a arbitragem pediu ajuda, 56,9% foram para confirmar situações de gol ou penalidade.

O tempo médio para a consulta ao VAR foi de 20 segundos. Já revisões de lances com ajuda do vídeo consumiram um minuto, em média. A tecnologia impactou decisivamente 8% das partidas estudadas, embora também não tenha ajudado a evitar erros claros em 5% dos jogos.

O “Guardian” diz que é apenas uma formalidade a aprovação da tecnologia para uso no Mundial. À agência AP, o chefe comercial da Fifa Philippe Le Floc’h assegurou que o VAR será usado: “O VAR definitivamente vai acontecer. É ótimo ter tecnologia no futebol porque isso também é uma questão de justiça.”

Todavia, o dirigente informou que a Fifa não definiu quais parceiros comerciais serão encarregados da parte tecnológica dos jogos, embora conversas estejam em curso.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo