Copa 2018

Jornal: Rússia planejava esquema de doping na Copa do Mundo

Francois Xavier Moit/AFP
Seleção russa durante a Copa das Confederações Imagem: Francois Xavier Moit/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/01/2018 09h32

De acordo com informações publicadas pelo jornal inglês “Daily Mail”, a Rússia planejava dopar os jogadores da seleção para a Copa do Mundo deste ano e, assim, repetir o esquema dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014. Pessoas próximas a Grigory  Rodchenkov, médico que esteve à frente do laboratório antidoping de Moscou, que revelaram a tentativa.

“O que eu sei de Grigory é que a ordem de Mtko foi ‘o futebol precisa estar limpo’. Isso quer dizer que nunca deveria haver testes positivos no futebol, mesmo que os jogadores estivessem no programa de doping patrocinado pelo país”, falou Bryan Fogel, diretor do documentário Icarus, que contou com detalhes a ida de Rodchenkov para os EUA e revelou o esquema de doping.

Ainda de acordo com a publicação britânica, o esquema de doping no futebol estaria sendo comandado pelo vice-primeiro-ministro Vitaly Mutko, ex-responsável pelo Comitê Organizador da Copa.

Mutko foi banido dos Jogos Olímpicos pelo COI.

Chefe de laboratório antidoping de Moscou durante uma década, até 2015, Grigory Rodchenkhov esteve na origem das acusações que revelaram um sistema de doping institucionalizado no esporte russo.

Este escândalo resultou na exclusão dos atletas russos dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Para os Jogos de inverno de PyeongChang-2018, de 9 a 25 de fevereiro, os atletas russos terão que provar que estão limpos para receberem a autorização de competir.

No futebol, a Fifa garante que todas as análises feitas em amostras de jogadores do país deram negativo.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo