Copa 2018

Árbitro admite erro que colocou Suíça. adversária do Brasil, na Copa

Jason Cairnduff/Reuters
Suíça venceu no primeiro jogo e avançou para o Mundial da Rússia Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/01/2018 13h52

Um erro de arbitragem influenciou diretamente a eliminatória europeia entre Irlanda do Norte e Suíça, que assegurou passagem para a Copa do Mundo e vai enfrentar o Brasil no Grupo E na Rússia. Hoje, meses depois do término do qualificatório, o árbitro daquele confronto reconheceu o erro. O romeno Ovidiu Hategan, árbitro que marcou o pênalti responsável por dar a vitória no jogo de ida aos suíços, não escondeu o incômodo pela participação decisiva no duelo.

Em entrevista concedida à imprensa romena e reproduzida por diários do resto da Europa como o Belfast Telegraph, da própria Irlanda do Norte, o árbitro admitiu o equívoco e ainda o classificou como decisivo para a exclusão do quadro de árbitros para a competição na Rússia.

“Foi um momento triste e desagradável para mim. Estou muito triste por ter cometido aquele erro. Durante três anos e meio, tive resultados muito bons com a minha equipe de arbitragem. Mas aquele erro sempre será visto”, afirmou o árbitro.

O erro em questão ocorreu no jogo de ida entre suíços e norte-irlandeses. O romeno considerou que o meio-campista Cory Evans cortou com o braço um arremate suíço, embora a bola tenha colidido com o ombro do jogador britânico.

De pênalti, Ricardo Rodríguez fez o único gol daquela eliminatória e assegurou a passagem da Suíça, que encara, além do Brasil, Sérvia e Costa Rica na fase de grupos. No jogo da volta, os suíços sustentaram um empate sem gols e se classificaram para a Copa do Mundo.

Fora da relação dos 36 árbitros, o romeno ainda aguarda um convite da Fifa para ir ao Mundial russo. Apesar da influência negativa recente, Hategan nutre a esperança de ir à Copa do Mundo.

“Vamos ver se consigo ser árbitro de vídeo. Obviamente, este lance e o que aconteceu naquele jogo tem uma grande influência, não é segredo para ninguém e não vou me esconder atrás disso”, encerrou o árbitro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo