Copa 2018

Mais pesados! Restrição aumenta para obesos usarem cadeira especial na Copa

Portal Brasil/Reprodução
Na Copa de 2014, obesos com IMC a partir de 30 já tinham acesso a setores especiais Imagem: Portal Brasil/Reprodução

Daniel Lisboa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/12/2017 04h00

Assim como ocorreu na Copa do Mundo no Brasil em 2014, a FIFA disponibilizará assentos especiais para obesos na próxima edição do torneio. Desta vez, porém, quem quiser adquirir esses ingressos precisará estar "mais gordo", em comparação ao peso de quem assistiu às partidas em solo brasileiro há três anos. 

No Brasil, os assentos especiais foram destinados a torcedores com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. O valor, resultante da divisão do peso em quilos pela altura ao quadrado, estava exatamente de acordo com os parâmetros usados para definir alguém como obeso.

Na Rússia, entretanto, apenas torcedores com IMC a partir de 35 kg/m2 poderão comprar entradas para os setores destinados a portadores de necessidades especiais, que inclui cadeirantes e quem sofre de outras condições médicas que dificultam a mobilidade. Deficientes visuais acompanhados de cães-guias estão entre elas.

De acordo com a tabela normalmente usada como base por médicos e nutricionistas, alguém com IMC de 35 kg/m2 já é um obeso moderado. Ou seja, está um grau acima daqueles com IMC de 30 kg/m2, considerado um obeso leve.

De acordo com a FIFA, os assentos especiais estarão localizados em setores do estádio com acesso facilitado e, no caso dos destinados a obesos, terão cadeiras mais largas. Mas, diferentemente de outros torcedores com necessidades especiais, obesos não terão direito a um acompanhante. Também precisarão apresentar atestado médico comprovando que estão acima do peso o suficiente para portarem tais ingressos.

Os preços das entradas especiais são os mesmos da categoria mais barata de ingressos. Para assistir ao jogo de abertura, por exemplo, é preciso desembolsar atualmente 220 dólares (cerca de 727 reais). Já a final custa a partir de 455 dólares (em torno de 1504 reais).

Em seu site oficial, a FIFA alerta que tais ingressos estão disponíveis em número limitado e pede que torcedores que não atendam às exigências sejam “corteses” e não tentem comprar as entradas caso “não precisem realmente delas”.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo