Copa 2018

Copa 2018

Pet diz ter coração dividido e torce para Sérvia pegar Brasil classificada

Petkovic em partida entre Fluminense e Vitória imagem: Armando Paiva/AGIF

Vanderlei Lima e Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

13/12/2017 04h00

O sérvio mais famoso do Brasil está com o coração dividido. Mesmo afirmando que a Sérvia que disputará a Copa do Mundo de 2018 é um mistério por conta das mudanças na comissão técnica, Dejan Petkovic deseja ver a equipe de sua terra natal e a seleção canarinho como os classificados do Grupo E do Mundial, que acontecerá na Rússia.

Em entrevista ao UOL Esporte, o ídolo do Flamengo afirmou que a Sérvia deverá ter um novo treinador até o início da Copa, e deu as pistas sobre os melhores jogadores da equipe, que enfrentará o Brasil no terceiro jogo da primeira fase, no grupo que também tem Suíça e Costa Rica.

Além disso, o sérvio também falou do seu futuro. Pet admitiu que gostaria de trabalhar novamente no Atlético-PR, e deixou as portas abertas para trabalhar como treinador ou dirigente nos clubes brasileiros.

Veja as declarações de Petkovic na íntegra:

Sérvia ainda é um mistério

Na Sérvia repercutiu muito o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo e a Servia caiu no grupo com um pentacampeão e com o maior favorito da Copa. Não vai ser fácil porque a Costa Rica foi muito bem na última Copa do Mundo, chegou às quartas de final e a Suíça já é uma seleção que já está presente nas últimas duas Copas e na Eurocopa, então não vai ser fácil. Mas não tem jogo fácil na Copa do Mundo, são 32 seleções que conseguiram se classificar e provavelmente são as melhores. Neste momento não tem como analisar a seleção da Sérvia porque se encontra sem técnico e o interino Krstajic já mudou o estilo de jogo. Quem vai ser o técnico ainda não está definido.

imagem: Marko Djurica/Reuters

O time ainda não está pronto

Ainda são pouco aproveitados os campeões de 2015, que ganharam o título Mundial contra o Brasil no sub-20 (2 x 1 Sérvia). Ainda não está se aproveitando muito, mas isso quer dizer que futuramente a gente possa ter mais campeões que são já acostumados, mas essa seleção da Sérvia não tem muitos jogadores que têm experiência com grandes competições. A Sérvia fez uma Eliminatória boa, logicamente não ter estado na Copa de 2014 no Brasil para mim foi uma tristeza e para todo mundo. Tem qualidade de ir para a Copa, mereceu a classificação, mas por outro lado não está pronta agora. Por que eu digo isso? Porque depois das Eliminatórias caiu o treinador, e agora a Servia está com um treinador interino o Krstajic, e precisa anunciar o novo técnico, para poder já começar logo o trabalho que provavelmente vai ser diferente do que a gente viu nas Eliminatórias. Então nesse momento não está pronta por esse aspecto, mas durante as Eliminatórias mostrou capacidade, qualidade e maturação para poder ir para a Copa. Então enquanto antes tem que resolver esse problema para ficar pronta.

Sérvia deve ter novo técnico

Krstajic é o interino, mas eu não acho que ele vai ser efetivado para dirigir a seleção na Copa. Existe possibilidade sempre, mas está demorando para ser efetivado ou contratado outro técnico, mas eu não sei ainda. Acho que nesse momento teria que dar uma chance para ele, mas tem pouca chance de ele assumir mesmo, não passa de 10, 20%, mas nunca se sabe.

Quem são os astros da equipe

Sim, a Sérvia jogou todas as partidas das Eliminatórias com uma linha de cinco defensores e não acredito que vai continuar assim. Vai depender do esquema e do novo técnico que vai ser contratado, mas com cinco defensores não jogou nos últimos 15, 20 anos. Tem alguns sérvios que podem desequilibrar, como o (Dusan) Tadic, o centroavante (Alexandar) Mitrovi? e tem outros jogadores mais novos. (Dusko) Tosic e (Nemanja) Matic estão jogando e em grande forma e a zaga sempre foi forte, então vamos ver. Espero que todo mundo esteja em boa forma porque vai precisar para poder passar do grupo.

Coração dividido

Haja coração no jogo no dia 27 de junho. É bom assistir esse jogo, mas seria muito importante se as duas seleções fizessem o dever de casa, ganhassem os primeiros dois jogos para que esse último jogo do grupo não tenha nenhuma importância, porque aí eu seria feliz aí e não precisaria ficar triste se uma das seleções não conseguir passar do grupo.

Tite é um técnico detalhista

Mudou muito com a chegada do Tite, isso é fato. O que chama a atenção no trabalho dele é que o trabalho é sistêmico, ele presta a atenção em todos os detalhes, tem um grupo que trabalha com ele, já tem uma filosofia de futebol muito boa e conceito. O Brasil mudou muito, então essa é a qualidade do Tite, que é um dos treinadores que está fazendo uma análise global, presta a atenção em todos os detalhes. Não tinha visto nos outros técnicos anteriores.

Torcida pelo hexa

O Brasil é o favorito, se vai ganhar ou não, difícil dizer, somente torcer muito.

Pet treinador ou dirigente?

Tanto faz, o importante é trabalhar naquilo que mais amo e mais conheço, naquilo que me preparei por muito tempo.

Uma volta ao Atlético-PR como dirigente?

Já trabalhei no Atlético-PR em 2014, é claro que iria aceitar, mas o contato oficial não teve ainda.

Existem outras conversas

Tem outras possibilidades, mas nenhuma confirmada até agora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL