Copa 2018

Tite diz que jogadores terão liberdade na Copa: "não sou paternalista"

Clive Rose/Getty Images
Imagem: Clive Rose/Getty Images

Pedro Lopes e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou, Rússia

03/12/2017 04h00

Com os grupos da Copa de 2018 definidos, o Brasil também já acertou a parte logística do Mundial: terá sua base de preparação no Swissôtel, resort de luxo em Sochi, na Rússia, onde chega por volta do dia 10 de junho, uma semana antes da estreia diante da Suíça. Na última terça-feira, o coordenador de seleções Edu Gaspar revelou que as famílias dos jogadores ficarão em um hotel próximo, mas que ainda não tinha definido regras para o tempo livre dos atletas.

Tite falou ao UOL Esporte sobre o assunto neste sábado, em Moscou, e confirmou que o elenco terá liberdade total durante as folgas, inclusive para festas com amigos ou familiares. O comandante da seleção brasileira rejeitou a ideia de uma cartilha, e deixou claro que aposta no bom senso de seus comandados.

“Vou tratar jogador como ser humano normal. Como a pessoa que está lendo sua matéria, tem as mesmas necessidades, acorda às vezes alegre, às vezes chateado, com dor de cabeça, mau humor, paciência para o convívio ou não. Terá a cobrança do desempenho, que tenha no clube e tenha na seleção também, mas na folga que tenha responsabilidade para fazer o que se sinta bem”, afirmou o treinador.

Tite utilizou o termo “paternalista” para se referir aos treinadores que tem como política vigiar e controlar os passos dos atletas, e deixou claro: correspondendo dentro de campo, os jogadores terão carta branca fora do horário de trabalho.

“Quer fazer um pagode com os amigos? Faça. Não sou paternalista, o cara que tranca, obriga, impõe. Assume tua responsabilidade, quer ficar com família, vai, na hora de folga faz o que quiser. Aqui vai ter a responsabilidade da excelência, de apresentar o melhor trabalho possível dentro de campo. Fora, prevalece o bom senso. Uma relação de convívio com respeito, naturalmente se auto gerencia”.

O Brasil enfrentará a Suíça, Sérvia e Costa Rica na primeira fase do Mundial. A estreia será no dia 17 de junho contra a Suíca, em Rostov.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo