Copa 2018

Tetracampeão pela Itália defende vaga automática a potências na Copa

AFP
Marcello Lippi diz que Copa do Mundo não é a mesma sem os italianos Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

02/12/2017 14h38

Comandante da Itália na conquista do tetracampeonato mundial em 2006 e hoje técnico da China, Marcello Lippi lamentou a ausência da seleção de seu país natal na Copa da Rússia e citou também o fracasso da Holanda para defender uma mudança na forma como as equipes classificadas são definidas.

"A queda da Itália e da Holanda nas Eliminatórias é um evento de baixa probabilidade", afirmou o treinador em entrevista ao canal chinês PPTV. "Uma Copa do Mundo não está completa sem grandes times como estes. Temos que respeitar o fato de a Copa do Mundo ter uma história de receber superforças tradicionais".

Para Lippi, o plano da Fifa de aumentar o número de participantes do Mundial para 48 a partir de 2026 é "bastante razoável, porque serve para reduzir a chance de acontecer eventos de baixa probabilidade como o que aconteceu". 

"A Argentina se classificou para a Copa do Mundo na última rodada. Imagine só uma Copa do Mundo sem Lionel Messi. É algo que não parece ser certo", acrescentou o italiano. 

E Lippi foi além: "Sugiro que oito times da Europa e oito times da América do Sul tenham classificação automática para a Copa do Mundo". Caso a ideia fosse levada adiante, apenas dois países sul-americanos não jogariam o Mundial.

Já quando questionado sobre a ausência da seleção chinesa na Rússia, Lippi, 69 anos, encarou o fato com naturalidade. Ele disse esperar que o país volte a disputar uma Copa em 2026 ou em 2030, quando promete "comemorar a vaga, mesmo que esteja andando de muletas". 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo