Copa 2018

Copa fica sem "grupo da morte" e duelos de campeões na primeira fase

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

01/12/2017 14h05

Em todo sorteio de Copa do Mundo tradicionalmente imprensa e torcida costumam estipular quem se deu bem e quem se deu mal na primeira fase. No entanto, nesta sexta-feira, a definição das chaves do torneio de 2018 na Rússia não propiciou nenhum "grupo da morte", daqueles com quatro candidatos evidentes à vaga nas oitavas de final.

Na condição de cabeças-de-chave, Argentina e Alemanha acabaram em grupos difíceis, teoricamente, com base no histórico dos oponentes nos últimos três anos. No entanto, nenhum dos grupos em questão desponta para honrar o folclore clássico de "grupo da morte" – como o emparelhamento entre Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica em 2014.

Os argentinos encabeçam o Grupo D, junto com Croácia, Nigéria e a estreante Islândia. Por sua vez, a atual campeã Alemanha figura no Grupo F, ao lado de México, Suécia e Coreia do Sul.

Sem confrontos de campeões na primeira fase

Mesmo com três campeões mundiais no pote número 2, a Copa de 2018 não terá um choque entre vencedores de Mundiais na primeira fase. O Uruguai acabou destinado ao Grupo A, da anfitriã Rússia. Já a Espanha parou na mesma chave que Portugal, enquanto que a Inglaterra foi emparelhada junto com a Bélgica.

De acordo com as regras do sorteio, os cabeças-de-chave foram pré-definidos conforme a posição das seleções no ranking da Fifa, na parcial do mês de outubro (no desfecho das eliminatórias ao redor do planeta). Por esta razão, algumas equipes tradicionais do futebol internacional ao segundo pote.

Os grupos do Mundial do próximo ano foram definidos nesta sexta em uma cerimônia no Kremlin, em Moscou, diante de um público de 6 mil pessoas, com figuras importantes da comunidade do futebol.

Pela primeira vez disputada na Rússia, a Copa do Mundo da Fifa tem início em 14 de junho de 2018, com o confronto entre os donos da casa e a Arábia Saudita. A final do torneio está programada para 15 de julho, no estádio Luzhniki, em Moscou. Ao todo o torneio terá 11 cidades-sede, com 32 seleções em busca da glória máxima do futebol.  

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo