Copa 2018

Gordon Banks assiste e se rende à defesa de Grohe: "espetacular"

Pedro Lopes

Do UOL, em Moscou, Rússia

30/11/2017 14h45

Gordon Banks é autor da defesa mais famosa da história do futebol: em 1970, o então goleiro da Inglaterra mergulhou para defender uma cabeça rasante, para o chão, de ninguém menos que Pelé. No dia 25 de outubro, o brasileiro Marcelo Grohe, do Grêmio, fez um milagre em chute de Ariel na pequena área, no primeiro confronto diante do Barcelona (EQU), e acabou comparado à lenda inglesa. Em Moscou, o UOL Esporte mostrou a defesa de Grohe para Banks e registrou sua reação.

“É uma boa defesa, uma boa defesa. Ele bloqueou muito bem. Ele está a uns dois passos da linha do gol, e conseguiu cobrir o máximo de espaço onde poderia vir o chute. Fez uma defesa espetacular”, afirmou o ex-goleiro.

Ao longo de sua carreira e depois de sua aposentadoria, Banks sempre foi adepto do mesmo discurso: o que torna um goleiro excepcional é a capacidade de se colocar bem. Foi com esse olhar que o inglês analisou o lance de Grohe.

“Você deixa sua mente pronta para lidar com o que vier. Cabeçada ou chute, quando vem você precisa estar posicionado, pronto e fazer o melhor possível para evitar que a bola termine na rede”.

O goleiro inglês também falou sobre a sua própria defesa em 1970, e disse acreditar que, atualmente, teria mais dificuldades para atuar. Para Banks, as bolas atuais são muito leves e dificultam a vida dos goleiros, algo que explica a presença de jogadores cada mais altos na posição.

"Acho que seria mais difícil jogar hoje. A bola é tão leve, quando bate no lado do pé, pode parecer que vai fora, faz uma curva e termina na rede. A minha defesa foi uma cabeçada, não foi um chute que faz curva, foi para baixo. Tive que adivinhar o quão alto ela ia quicar, na verdade, isso era o mais difícil, e eu consegui".

Banks será um dos ajudantes do sorteio dos grupos da Copa de 2018, que acontece no Kremlin, em Moscou, às 13h desta sexta-feira, horário de Brasília.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo