Copa 2018

Apresentador de sorteio já chamou Fifa de ditadura e ficou de cueca na TV

Julian Finney/Getty Images
Gary Lineker já apresentou o sorteio dos grupos de futebol na Olímpiada de Londres, em 2012 Imagem: Julian Finney/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

30/11/2017 04h00

A Fifa define nesta sexta-feira (1) a distribuição das seleções para a fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, e um dos responsáveis por conduzir o sorteio aceitou o convite do órgão principal do futebol mundial mesmo sendo crítico feroz e até já tendo classificado a entidade como uma ditadura, na época em que era comandada pelo suíço Joseph Blatter.

Gary Lineker, 56 anos, ex-atacante da seleção inglesa, dividirá o palco do Palácio do Kremlin com a jornalista russa Maria Komandnaya. Na Inglaterra, Lineker é questionado por topar ser um dos âncoras da cerimônia após reprovar a instituição veementemente e chamar de “ridícula” a escolha do Qatar para ser sede do Mundial de 2022.

“Essa história de Fifa me deixa doente, e a corrupção dá nojo”, declarou em uma entrevista em 2014. “Sepp Blatter tem presidido a Fifa nos moldes de uma ditadura por tanto tempo (de 1998 a 2015) e aparece com inúmeras bobagens”, continuou em referência ao ex-presidente da associação, encabeçada desde fevereiro de 2016 pelo ítalo-suíço Gianni Infantino – Blatter havia renunciado ao posto em junho do ano anterior, na sequência da explosão do Fifa Gate, escândalo de improbidade envolvendo diversos cartolas do esporte.

Muito ativo nas redes sociais, o ex-jogador rebateu pelo Twitter o repórter Tariq Panja, do “New York Times”, que abordou a contradição entre detonar a Fifa e fazer parte da cerimônia desta sexta. “Ainda serei (um crítico afiado) quando necessário”, escreveu. “Serei âncora do sorteio da Copa do Mundo, a que assisti em toda a minha vida, disputei duas vezes, ganhei uma Chuteira de Ouro e serei apresentador pela BBC pela sexta vez. Isso não significa que ofereço meu apoio político”.

A escolha da Fifa em ter Gary Lineker vai além da história dele na história das Copas, do qual foi o artilheiro em 1986, no México, e chegou às semifinais quatro anos depois, na Itália. O terceiro maior artilheiro da seleção inglesa (48 gols), atrás de Bobby Charlton (49) e Wayne Rooney (53), é um dos principais astros da imprensa britânica e tem grande habilidade na frente das câmeras. 

Ele é o apresentador do “Match of the Day”, da BBC, programa esportivo de maior renome no Reino Unido. O ex-goleador ostenta o segundo maior salário de um dos maiores grupos de mídia do mundo – recebe quase R$ 8 milhões por ano ou cerca de R$ 666 mil mensais, sem contar o cargo de apresentador que também ocupa nas transmissões da Liga dos Campeões pela BT Sport, emissora de TV a cabo e detentora dos direitos de transmissão do torneio europeu.

Na tela da BBC, ele até pagou promessa e apareceu para o público apenas de cueca. Tudo aconteceu porque Lineker tinha dito que, caso o modesto Leicester, do qual é torcedor, conseguisse o feito de ser campeão do Campeonato Inglês em 2015/16, a condução do primeiro “Match of the Day” da temporada seguinte seria vestindo apenas a roupa íntima. A palavra foi cumprida em agosto de 2016.

Gary Lineker terá a companhia de outros ex-jogadores no decorrer do evento previsto para as 13h de Brasília. Assim como o ex-atleta russo Nikita Simonyan atuará como figura do país-sede, os seguintes nomes representarão países campeões mundiais: Cafu, Diego Forlán (Uruguai), Diego Maradona (Argentina), Gordon Banks (Inglaterra), Fabio Cannavaro (Itália), Lauren Blanc (France) e Carles Puyol (Espanha). O alemão Miroslav Klose, que superou Ronaldo na última edição do torneio e se tornou o maior artilheiro das Copas, com 16 gols, portará a taça tão cobiçada.

Shaun Botterill/Getty Images
Torcedores do Leicester provocaram Lineker após promessa feita Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo