Copa 2018

Entidade LGBT teme violência na Copa da Rússia e fará cartilha a torcedores

CARL RECINE/REUTERS
Vladimir Putin, presidente da Rússia, discursa antes do primeiro jogo da Copa das Confederações Imagem: CARL RECINE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

29/11/2017 13h10

A Fare (Football Against Racism in Europe), entidade que luta atualmente pela igualdade no futebol, produzirá uma cartilha a torcedores LGBT de como se comportar na Rússia. Em vez de uma medida de repressão, o material visa evitar incidentes violentos contra gays no país do leste europeu, que tem uma lei que proíbe que escolas ensinem sobrem homossexualidade e também conta com registros de agressões a pessoas de orientações sexuais que não a heterossexualidade.

Em entrevista ao jornal "The Guardian", o diretor executivo da Fare, Piara Power, explicou a medida. "O guia vai orientar gays para serem cautelosos em qualquer lugar que não é considerado bem receptivo à comunidade LGBT. A mesma mensagem está ali para torcedores negros e de outras minorias étnicas: vá para a Copa do Mundo, mas seja cauteloso", declarou.

Power deu um exemplo de situação que pode ser perigosa: "Se você tem torcedores gays andando na rua de mãos dadas, eles passarão perigo, dependendo na cidade onde estiverem e no horário do dia".

O material produzido pela entidade também detalha o contexto da comunidade LGBT dentro da Rússia, como os fatos de que não é ilegal ser gay, mas ao mesmo tempo também não é aceito publicamente no país.

A Fare também requisitou à Fifa a autorização para que bandeiras de arco íris, símbolo da comunidade LGBT, possam ser levadas para dentro dos estádios da Copa do Mundo. A preocupação é que o uso do acessório seja tratado como um ato político, algo proibido no Mundial.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo