Copa 2018

Tribunal anula multas dadas pela Fifa ao México por gritos homofóbicos

Michael Perez/AP Photo
Jogadores da seleção do México comemoram gol Imagem: Michael Perez/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

16/11/2017 15h39

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decidiu nesta quinta-feira anular duas multas aplicadas pela Comissão Disciplinar da Fifa à Federação Mexicana de Futebol por conta de gritos homofóbicos entoados pela torcida em jogos da seleção do país pelas Eliminatórias da América do Norte e Central para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

As punições, de 15 mil e 20 mil francos suíços (juntas somam cerca de R$ 115 mil), foram impostas após ocorrências nas partidas contra El Salvador e Canadá, respectivamente.

Os mexicanos alegaram que o grito de "puto", normalmente entoadas nas partidas da seleção quando a reposição de bola é feito pelo adversário, não é uma ofensa a algum jogador específico, e também não teriam como coibir a atitude. O TAS aceitou o argumento, cancelou as multas e deu apenas uma advertência, mas ressaltou em sua decisão que a palavra é considerada discriminatória e, por isso, não poderia ser difundida em estádios de futebol.

A CBF também vem sendo punida pela Fifa por gritos da mesma natureza. Por jogos das Eliminatórias da Copa, a entidade brasileiro recebeu cinco multas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo