Copa 2018

Copa 2018

Tribunal anula multas dadas pela Fifa ao México por gritos homofóbicos

Jogadores da seleção do México comemoram gol imagem: Michael Perez/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

16/11/2017 15h39

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) decidiu nesta quinta-feira anular duas multas aplicadas pela Comissão Disciplinar da Fifa à Federação Mexicana de Futebol por conta de gritos homofóbicos entoados pela torcida em jogos da seleção do país pelas Eliminatórias da América do Norte e Central para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

As punições, de 15 mil e 20 mil francos suíços (juntas somam cerca de R$ 115 mil), foram impostas após ocorrências nas partidas contra El Salvador e Canadá, respectivamente.

Os mexicanos alegaram que o grito de "puto", normalmente entoadas nas partidas da seleção quando a reposição de bola é feito pelo adversário, não é uma ofensa a algum jogador específico, e também não teriam como coibir a atitude. O TAS aceitou o argumento, cancelou as multas e deu apenas uma advertência, mas ressaltou em sua decisão que a palavra é considerada discriminatória e, por isso, não poderia ser difundida em estádios de futebol.

A CBF também vem sendo punida pela Fifa por gritos da mesma natureza. Por jogos das Eliminatórias da Copa, a entidade brasileiro recebeu cinco multas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL