Copa 2018

Tite, enfim, encara europeus. Mas teste que fecha 2017 está longe do ideal

Pedro Martins/MoWa Press
Tite orienta jogadores da seleção brasileira em treino no Craven Cottage, em Londres Imagem: Pedro Martins/MoWa Press

Caio Carrieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

14/11/2017 04h00

Após 16 jogos e quase um ano e meio de trabalho, Tite, enfim, conseguirá medir forças diante de uma seleção europeia. De olho na Copa do Mundo da Rússia em 2018, o treinador do Brasil sonhava com um duelo contra uma escola de futebol do Velho Continente. O desejo começa a se realizar nesta terça-feira (14), no amistoso com a Inglaterra, no lendário estádio de Wembley, em Londres, mas ainda longe do ideal.

Tite gostaria de testar seu badalado time diante dos melhores, mas o confronto não se dará contra a Inglaterra que garantiu vaga antecipada para o Mundial e recupera aos poucos a tradição de outrora. O time que entrará em campo nesta terça será apenas uma versão desfalcada de oito atletas do plantel ideal do técnico Gareth Southgate.

Além das baixas dos badalados Delle Ali e Harry Kane, a seleção inglesa não poderá contar com o goleiro Jack Butland, o zagueiro Phil Jones, o volante Delph, os meias Henderson e Winks e o atacante Sterling. Todos os oito nomes perderão a partida por algum motivo de lesão.

Capitão do time para a partida e jogador do time atual que mais encarou a Inglaterra, Daniel Alves minimizou as ausências, valorizou o adversário que estará em campo e disse que o teste do Brasil é muito mais contra ele mesmo do que contra os ingleses.

“A gente respeita a história da seleção que a gente enfrenta, independentemente dos nomes. Não pensamos apenas os jogadores, mas a seleção que essa equipe tem. A Inglaterra é uma equipe digna de muito respeito no futebol. É para isso que nos preparamos. E nossa melhoria neste momento não depende só do adversário, é algo de nós contra nós mesmos. Estamos tentando nos fortalecer para um objetivo principal [Copa]”, disse, dando o tom da seleção.

“Você não tem Delle Alli, não tem Harry Kane, mas tem Rashford, Vardy. É muita qualidade”, ponderou Tite.

Pelo lado da seleção, no entanto, força máxima. Após lançar mão de um time misto no último jogo, contra o Japão, Tite finalmente escalará aquele time que considera o ideal. O treinador promoverá os retornos de Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Renato Augusto, Paulinho e Philippe Coutinho. Alisson, Marcelo, Casemiro, Neymar e Gabriel Jesus seguem.

“É hora de consolidar. É um adversário forte, um jogo intenso, importante de olho no nosso objetivo [Copa]”, comentou Tite, que teve tal formação por menos de 45 minutos ao longo de todo o trabalho.

Após o jogo contra a Inglaterra, Tite terá apenas mais dois testes antes de fechar a lista para a Copa. A seleção volta a campo em março, quando enfrenta Rússia (dia 23) e Alemanha (dia 27), em Moscou e Berlim, respectivamente.

E Tite está nervoso para os jogos. Tal proximidade para definir a convocação mexe com o treinador na reta final pré-Copa. “Vivo uma tensão de ser humanamente justo na escolha dos atletas. Sou inquieto por natureza”.

INGLATERRA x BRASIL

Data e horário: 14 de novembro de 2017 (terça-feira), às 18h (de Brasília)
Local: Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra)
Arbitragem: Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio Tavares e Paulo Alexandre Santos Soares (todos de Portugal) .
Vídeo: Tiago Lopes Martins, auxiliado por João Carlos Capela (ambos de Portugal)
Transmissão na TV: Globo e Sportv

Inglaterra
Hart; Keane, Stones e Cahill; Walker, Bertrand, Cork e Dier; Lingard, Rashford e Vardy
Técnico: Gareth Southgate

Brasil
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus
Técnico: Tite

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo