Copa 2018

Quem é o destaque que herdou a 10 de Ibra e ajudou a tirar a Itália da Copa

Valerio Pennicino/Getty Images
Forsberg em ação na partida em que a Suécia tirou a Itália da Copa do Mundo Imagem: Valerio Pennicino/Getty Images

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

14/11/2017 04h00

Logo após a Suécia terminar no último lugar de seu grupo na Eurocopa de 2016, com duas derrotas e um empate, a seleção sofreu mais um golpe duro: o astro e capitão Zlatan Ibrahimovic, aos 35 anos, anunciou sua aposentadoria da equipe nacional. Pouco mais de um ano depois, porém, os suecos estão classificados para a Copa do Mundo, após se ausentar por duas edições seguidas, e contam com um novo destaque vestindo a camisa 10.

Emil Forsberg, 26 anos, é o novo dono da camisa que foi usada por Ibra durante mais de uma década. Melhor jogador do surpreendente RB Leipzig, que foi vice-campeão alemão na temporada passada, o meia já é cobiçado por times grandes do futebol europeu. E em uma seleção que chama mais atenção pela organização e competitividade do que pelo talento, ele é o ponto fora da curva por sua técnica e criatividade.

Futebol no sangue e no altar

Nascido na cidade de Sundsvall, Emil tem o futebol no DNA. Seu pai, Leif Forsberg, foi jogador profissional nas décadas de 80 e 90, e o avô, Lennart Forsberg, atuou pelo time da cidade. O Sundsvall, aliás, também revelou o atual camisa 10 da seleção sueca – ele jogou três anos na segunda divisão do país até levar o time para a elite do campeonato nacional em 2011.

No ano passado, os elos familiares de Forsberg com o futebol aumentaram ainda mais. Ele se casou com Shanga Hussain, que também é atleta profissional e atua pelo FFV Leipzig, na mesma cidade alemã em que o marido é ídolo. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Forsberg chegou a dizer que a mulher era sua "crítica mais severa" e que o ajudava muito a melhorar como jogador.

Fredrik Sandberg/TT News Agency
Em um time organizado e funcional, Forsberg é a faísca de criatividade Imagem: Fredrik Sandberg/TT News Agency

A "pechincha" do Leipzig

Após subir com o Sundsvall para a primeira divisão em 2011 e fazer um bom campeonato em 2012, Forsberg foi contratado por um dos principais times do país, o Malmö - time que revelou Ibrahimovic -, para a temporada seguinte. Seu impacto foi imediato: nos dois anos pelo clube, conquistou dobradinhas de títulos (Campeonato Sueco e Copa da Suécia) e também foi eleito o melhor meia do país em 2014.

Em janeiro de 2015, um time emergente na segunda divisão alemã viu o potencial de Forsberg e o contratou por 3,7 milhões de euros. Assim, o RB Leipzig pode ter feito um dos melhores negócios da história recente do futebol. O meia sueco rapidamente se tornou um dos destaques da equipe e foi fundamental no acesso à Bundesliga no ano passado.

Em sua primeira temporada na elite alemã, Forsberg foi um sucesso instantâneo. Partindo da ponta esquerda para o centro, usando o pé direito para distribuir passes precisos e chutes certeiros, ele foi o líder de assistências do campeonato e levou o novato Leipzig ao segundo lugar da tabela, atrás apenas do Bayern de Munique.

Os grandes desempenhos já fazem com que times tradicionais da Europa, como os ingleses Liverpool e Manchester United, cobicem sua contratação. Uma boa participação na Copa do Mundo de 2018 pode fazer o valor de mercado do sueco, hoje avaliado em 22 milhões de euros pelo site especializado Transfermarkt, crescer ainda mais.

Nada mal para quem, há um ano, era só um recém-chegado na segunda divisão alemã. É assim que o meia de personalidade tímida, bem oposta ao exibicionismo carismático de Ibrahimovic, pode estar próximo de dar o salto que falta na carreira e se tornar protagonista de uma equipe grande do futebol mundial.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo