Copa 2018

Parça vira paparazzo e Neymar ganha 'sombras' para registrar dia a dia

Pedro Martins / MoWA Press
Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Caio Carrieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

13/11/2017 04h00

Foi-se o tempo que os amigos mais próximos de Neymar não tinham muita função e apenas acompanhavam o dia a dia do jogador com risadas e brincadeiras. Um dos “parças” agora ganhou uma ocupação oficial. Gilmar Lima, o Gil Cebola, agora atua como fotógrafo de Neymar. Sem sair da cola do craque, funciona como um paparazzo em todos os momentos da rotina do camisa 10.

Gil comanda transmissões no Instagram, registra fotos para redes sociais e faz imagens de bastidores. Na última segunda-feira (6), por exemplo, estava com Neymar no carro que o levou à concentração da seleção, na região central de Paris. Mas não apenas para acompanhar, e sim registrando tudo.

Foi Gil Cebola, por exemplo, que comandou a transmissão ao vivo em redes sociais do recente encontro de Neymar com ex-jogador de basquete e astro americano Kobe Bryant.

A escolha pelo “parça” para tal função não ocorreu por acaso. O pai de Neymar e o estafe do atleta não querem novos profissionais cercando a rotina do craque. Desde que rompeu com o assessor de imprensa Eduardo Musa, que o acompanhava diretamente em Santos e em Barcelona, a família tem receio de novos integrantes na convivência do dia a dia.

reprodução/Instagram
Amigo de longa data, o parça Gil Cebola é o novo paparazzi de Neymar Imagem: reprodução/Instagram

Um pouco mais afastado do âmbito familiar, mas não tão distante, outras pessoas também passaram a seguir Neymar de perto. Um cinegrafista e um especialista em redes sociais acompanham todos os eventos do atleta.

Os profissionais são funcionários da NR Sports, empresa responsável pela gestão da imagem do camisa 10, e têm a missão de abastecer as redes sociais do site oficial de Neymar – paralela à conta pessoa do atleta. Ambos acompanharam todos os treinos da última semana, em Paris, Lille e Londres, durante a passagem da seleção na Europa.

Os objetivos são bem claros. E comerciais. Enquanto o cinegrafista colhe imagens para o projeto de um documentário que contará o caminho de Neymar até a Copa do Mundo na Rússia, em 2018, o outro “seguidor” tenta bombar as contas corporativas do jogador nas redes sociais. A ideia é potencializar o faturamento naquele ambiente digital.

Para Luiz Felipe Barros, fundador da Digital Stars, agência de marketing criada em 2015 e dedicada a cuidar da imagem e dos negócios de influenciadores como Kéfera, Felipe Castanhari, Christian Figueiredo e Whindersson Nunes, a iniciativa de um jogador em explorar um perfil de forma comercial tem suas ressalvas.

“O jogador conhece o público através de suas jogadas, não por ser carismático. As redes sociais serão sempre a segunda frente deles e o engajamento acaba sendo diferente, é uma questão de prioridade. Essa visão comercial das redes sociais de jogadores pode se tornar um negócio desde que incentive uma relação natural com o produto e com o público. O mercado existe para ser desbravado, e hoje vemos artistas como Marina Ruy Barbosa e Anitta, que têm outros negócios como prioridade, com faturamento expressivo da presença nas redes sociais, porque souberam investir e se credibilizar. Há um espaço para isso, mesmo que o Neymar sempre seja prioritariamente um jogador de futebol, e não um influenciador”, avaliou.

Nesta semana, durante preparação e jogo da seleção em Wembley contra a Inglaterra, os paparazzis oficias seguirão na cola de Neymar. E assim será durante os duelos do time de Tite até a Copa.

*Colaborou Gabriel Carneiro, do UOL, em São Paulo

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Copa 2018

Topo