Imprensa italiana se desespera com Azzurra fora da Copa: "Apocalipse"
A noite desta segunda-feira (13) será difícil para os italianos. Após o empate sem gols com a Suécia na repescagem das Eliminatórias Europeias, a imprensa local trata a Azzurra fora de uma Copa do Mundo desde 1958 como um verdadeiro desastre.
Em seu site, o jornal Gazzetta Dello Sport chama a eliminação de "Apocalipse". "Não haverá noites mágicas perseguindo um objetivo, não estaremos com você ou você com a gente, de modo que o nosso melhor amor será reservado para outras coisas. Uma ruptura errática dos esportes, um desastre anunciado. O empate em San Siro é o espelho leal de um fracasso técnico e tático sem palavras, que amadureceu em Madri e culminou em Milão. As consequências serão inevitáveis, apenas para ver se elas só estarão no banco de Ventura ou irão mais longe".
O Corriere Dello Sport já pensa no que poderá ser feito no futuro a favor da equipe. "A Azzurra paga pelas escolhas de Ventura, confusas e contraditórias nos dois jogos decisivos da repescagem contra os escandinavos. Um incalculável prejuízo para a federação e para a torcida. Serão feitas avaliações e escolhas drásticas. A responsabilidade por tal falha deve ser avaliada de forma fria, quando as lágrimas secarem".
O Corriere Della Sera prevê uma revolução entre os homens fortes da federação local. "Um ponto preto, feio e ilegível. Agora, a Federação está sob ceticismo: o técnico será demitido e (Carlo) Tavecchio provavelmente também deixará a FIGC. O futebol italiano está prestes a passar por uma tempestade sem precedentes."
A Sky Sport Itália exaltou a defesa da Suécia, que evitou as tentativas da Itália. "Estamos fora da Copa do Mundo. O pesadelo tornou-se realidade. A bola está sempre na área sueca, mas os gigantescos defensores escandinavos tiram tudo o que passa sobre suas cabeças. Não há mais nada a fazer, a não ser condenar a tarde maldita de San Siro".
Principal veículo de Turim, o periódico TuttoSport não poupou críticas ao treinador Giampiero Ventura. "Esta noite teremos que começar a entender a realidade, referente à experiência de Ventura, que foi totalmente falida. Ele havia herdado uma seleção de Conte com caráter, e a deixou em estado de confusão total".