Copa 2018

Copa 2018

Com Ibra de olho, Suécia vence e Itália corre risco de ficar fora da Copa

Johansson comemora gol da Suécia contra Itália imagem: Frank Augstein/AP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2017 19h39

O alerta está ligado para a seleção italiana. Na Friends Arena, em Solna, a equipe acabou derrotada pela Suécia por 1 a 0 nesta sexta-feira (10) e corre sérios riscos de ficar fora da Copa do Mundo de 2018. O volante Jakob Johansson foi o responsável por dar a vitória à seleção escandinava no jogo de ida da repescagem das Eliminatórias Europeias.

Com o resultado, a Azzurra precisará vencer de qualquer jeito na próxima segunda-feira. Caso queira ir à Rússia no ano que vem, a seleção terá que vencer a Suécia por mais de dois gols de diferença no Estádio San Siro, em Milão. Já a Suécia precisará apenas de um empate ou perder por até um gol de diferença, desde que marque um fora, para voltar a disputar um Mundial.

O jogo em Solna começou bastante movimentado e com princípios de confusão entre os jogadores. Por mais que os anfitriões tentassem pressionar, foi a Itália que teve a primeira grande chance da partida. Nos primeiros 5 minutos de partida, Darmian avançou pelo lado esquerdo e cruzou para Belotti. O atacante do Torino cabeceou no contrapé de Olsson, mas a bola não entrou.

Dois minutos depois, foi a vez da Suécia empolgar sua torcida. Forsberg fez uma boa jogada pelo lado esquerdo, chegou perto da área e tocou para Toivonen. O atacante bateu cruzado, e a bola passou muito perto da meta de Buffon. Apesar do começo emocionante, o que se viu depois dos 10 minutos iniciais de partidas foi um jogo morno e com muitos passes e lançamentos errados de ambas as equipes.

O jogo melhorou na segunda etapa. Após escanteio curto cobrado por Verratti, Candreva avançou pelo entorno da área e acertou um belo chute. Bem posicionado, Olsson fez ótima defesa aos 2 minutos.

A Azzurra manteve a intensidade no campo de ataque da Suécia, mas a equipe escandinava se acertou no meio de campo, principalmente após a saída de Ekdal, que sentiu lesão e acabou sendo substituído por Jakob Johansson.

E foi justamente o volante do AEK-GRE quem abriu o placar para os anfitriões aos 16 minutos. Toivonen conseguiu ajeitar uma cobrança de lateral para fora da área e Johansson acertou um belo chute de primeira. A bola desviou em De Rossi e morreu no canto esquerdo de Buffon.

O gol sueco deu muito dinamismo e intensidade à partida. Precisando do gol, o técnico Giampiero Ventura colocou os atacantes Éder e Insigne nas vagas de Belotti e Verratti, respectivamente. Com maior domínio de bola, a Itália chegou a acertar uma bola na trave, em chute de Darmian, aos 29 minutos. Apesar da pressão dos visitantes, a equipe escandinava não deu espaço para novos chutes perigosos e pôde comemorar o resultado com a sua fanática torcida.

imagem: Jonathan Nackstrand/AFP

Ibra de olho

A Suécia contou com o apoio de um ilustre torcedor nas arquibancadas da Friends Arena. Ainda se recuperando de lesão no joelho, o atacante Zlatan Ibrahimovic esteve no estádio e vibrou bastante com a vitória da seleção de seu país. O jogador do Manchester United de 36 anos se aposentou da equipe no ano passado, após a eliminação dos escandinavos na primeira fase da Eurocopa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL