Topo

Copa 2018

Menos testes: Tite busca "consolidação" em penúltima lista pré-Copa

Tite convocará seleção brasileira na manhã desta sexta (20): lista deve ter poucas novidades - Pedro Martins/Mowa Press
Tite convocará seleção brasileira na manhã desta sexta (20): lista deve ter poucas novidades
Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/10/2017 21h00

O técnico Tite divulga nesta sexta-feira mais uma lista de convocados para a seleção brasileira. De olho nos jogos contra Japão e Inglaterra, em novembro, na Europa, a relação será a penúltima antes do chamado final para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. E a convocação não deverá ter tantas surpresas.

No entendimento de Tite e comissão técnica, o momento é de “consolidação” da base formada ao longo de pouco mais de um ano.

“As pessoas falam que já estamos há mais de um ano aqui, mas é muito pouco tempo. São poucos jogos. E agora menos até a Copa. Não temos muito tempo para observar. O momento é de consolidação. Não adianta trocar metade do time de um jogo para outro. Estamos atentos a todos, observando treinos, mas procurando estruturar uma base do time para a Rússia”, explicou o treinador.

Além dos jogos contra Japão e Inglaterra, em Lille (França) e Londres, respectivamente, o Brasil ainda terá pela frente os duelos com Rússia e Alemanha, em março, novamente na Europa. São os últimos quatro amistosos antes da convocação para a Copa do Mundo, marcada para a o início de maio.

Mudanças no ataque

No gol e na zaga, poucas dúvidas na cabeça de Tite. Alisson, Ederson, Cássio, Daniel Alves, Marcelo, Filipe Luís, Marquinhos, Miranda e Thiago Silva não devem sair da lista até a Copa. Jemerson e Danilo foram aprovados nos últimos testes e largam na frente para se manter na convocação.

Rucharlison, Watford, é cogitado na seleção brasileira - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
Richarlison comemora um dos gols marcados pelo Watford no Campeonato Inglês
Imagem: Matthew Childs/Reuters

No meio, boas chances de Tite fazer testes durante os jogos. Na convocação, no entanto, os nomes deverão ser os mesmos que já figuraram nas últimas listas. O gremista Arthur pode voltar à seleção, bem como o rubro-negro Diego.

O setor ofensivo surge como aquele que tem a maior possibilidade de surpresas, ainda que não sejam muitas e com nomes já convocados anteriormente. Se nas últimas rodadas das Eliminatórias Diego Tardelli foi testado, Douglas Costa, da Juventus, pode ser novamente lembrado na briga do ataque reserva. Richarlison, do Warford, agrada Tite e corre por fora por uma vaga.

Convocados nesta sexta-feira, os jogadores se apresentam no próximo dia 6 ao técnico Tite, em Paris. A seleção treinará segunda, terça e quarta na capital francesa, antes de viajar para Lille, palco do jogo do dia 10, contra o Japão. Na sequência, o grupo segue para Londres, onde encara a Inglaterra, dia 14, em Wembley.

Copa 2018