REUTERS/Oleg Popov

Luis Suárez (d) marcou dois e garantiu o Uruguai nas quartas da Copa do Mundo

26/06/2010 - 12h49

Luis Suárez brilha, faz dois na Coreia, e Uruguai volta às quartas após 40 anos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A seleção uruguaia comandada por Oscar Tábarez manteve o bom momento dos sul-americanos na Copa do Mundo da África do Sul. Mas enquanto os holofotes do Uruguai estavam voltados para estrela do time, Diego Forlán, quem brilhou foi Luis Suárez, que marcou os dois gols da equipe e confirmou a vitória de 2 a 1 sobre a Coreia do Sul, no jogo de abertura das oitavas de final.

  • Getty Images

    Park Chu-young colocou bola na trave do Uruguai no começo

  • AP/Ivan Sekretarev

    Sung-ryong falhou e Luis Suárez marcou o primeiro para o Uruguai

  • Dani Ochoa de Olza/AP

    Chung-yong chegou a empatar o placar para a Coreia do Sul

  • Gol cedo: O Uruguai abriu o placar da partida com menos de 10min e pode se retrancar na maior parte do tempo.
    Jogo limpo: Foram apenas 24 faltas cometidas pelas duas equipes durante todo o jogo.
    Pressão coreana: Atrás no placar durante quase todo o jogo, conseguiu fazer um com muita pressão, mas não evitou a derrota.

Os gols do atacante garantiram ao time celeste o retorno às quartas de final de uma Copa depois de 40 anos. A última vez tinha sido no Mundial de 1970, no México, quando a seleção foi até às semifinais. Agora, o time enfrenta Gana, que também neste sábado venceu os Estados Unidos por 2 a 1, na prorrogação.

A partida entre uruguaios e ganeses acontece na próxima sexta-feira, às 15h30 (de Brasília), no estádio Soccer City em Johanesburgo.

Apostando na velocidade de seu time, a Coreia começou o jogo partindo para cima e até assustando a defesa uruguaia. Uma bola na trave com apenas 4min de jogo, em cobrança de falta, animou os sul-coreanos. Mas o revide foi fulminante, pouco tempo depois.

Ciente da força de sua defesa, o Uruguai ficou com os contra-ataques puxados por seus três atacantes e foi exatamente com eles que a equipe conseguiu abrir o placar. Lançado por Cavani pela esquerda, Forlán se livrou da marcação e cruzou de maneira quase despretensiosa. Goleiro Sung-ryong deixou a bola passar e ela sobrou limpa para Luis Suárez só tocar para as redes.

Abrir o placar com apenas 8min do primeiro era o que o Uruguai precisava para o time ficar da forma que se sente melhor em campo: na retranca. Com seus três zagueiros – Lugano, Godín e Fucile – bem postados, a Coreia do Sul sofria para chegar próxima ao gol adversário.

A dupla coreana de ‘Parks’, Chu-young e Ji-sung, eram os jogadores que mais levavam perigo aos uruguaios. Mas pressionando os sul-americanos com praticamente o time inteiro, a seleção asiática se abria para os contra-ataques do Uruguai, que teve pelo menos mais duas chances de ampliar o placar no primeiro tempo.

A Coreia do Sul começou o segundo tempo determinada a empatar a partida rapidamente. Atrás no placar, foi para cima desde os primeiros segundos, chegando à frente, em 15min, com mais perigo do que em todo o primeiro tempo.

O Uruguai manteve-se na retranca, mas voltou pior para o segundo tempo. Quando conseguia roubar a bola, não tinha velocidade na saída e errava muitos passes no meio-campo, perdendo a arma do contra-ataque. Com isso, o gol coreano era questão de tempo.

A pressão da Coreia do Sul surtiu efeito aos 22min do segundo tempo. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Chung-young marcar de cabeça. O primeiro gol sofrido na Copa do Mundo da África do Sul pareceu acordar os uruguaios, que em seguida voltaram a frequentar seu campo de ataque, levando perigo ao rival.

Essa mudança de postura fez com que os sul-americanos ficassem à frente no placar mais uma vez. Com 36 min do segundo tempo, Luis Suárez limpou o marcador e chutou colocado, no canto de Sung-ryong, para marcar seu segundo gol na partida e confirmar a classificação uruguaia às quartas.

1ºT – 4min - UHHHH! Chu-young cobra com perigo e acerta a trave de Muslera.
1ºT – 8min - GOL DO URUGUAI! Forlán cruza da esquerda, Sung-ryong falha e Suárez só completa para o gol.
1ºT – 44min - Lance polêmico. Maxi Pereira chuta e a bola bate na mão de Sung-yueng. Uruguaios reclamam.
2ºT – 5min - UH! Cruzamento da esquerda, Chu-young deixa passar e Fucile salva o Uruguai.
2ºT – 22min - GOL DA COREIA DO SUL! Bola sobra para Chung-young, que testa na saída de Muslera. 
2ºT – 35min - GOL DO URUGUAI! Forlán cobra o escanteio, bola sobra para Suárez que emenda e acerta o canto.

Veja todos os lances do jogo
Juca Kfouri
A tradicional escola uruguaia tratou de se impor logo de cara contra Coreia do Sul.
Vitor Birner
Luis Suárez, Diego Lugano e Pérez comandam o retorno da Celeste Olímpica!
Luis Suárez: Mostrou habilidade e oportunismo, marcou dois gols e colocou o Uruguai nas quartas de final Sung-ryong: Quando a Coreia do Sul estava melhor, errou na saída e deu o primeiro gol à seleção do Uruguai na partida
Lugano: Comandou a retranca uruguaia durante toda a partida e ainda tirou uma bola em cima da linha Muslera: Falhou no gol coreano e bobeou em um chute de Dong-gook que poderia ter levado o jogo para prorrogação

Ficha da Partida

Uruguai

Técnico: Oscar Tábarez
1. Muslera
4. Fucile
2. Lugano
3. Diego Godín
6. Mauricio Victorino
16. Maxi Pereira
15. Diego Pérez
17. Areválo
11. Álvaro Pereira
14. Nicolás Lodeiro
10. Diego Forlán
7. Edinson Cavani
9. Luís Suarez
20. Álvaro Fernández

Coreia do Sul

Técnico: Huh Jung-Moo
18. Sung-ryong
22. Cha
4. Yong-hyung
14. Jung-soo
12. Young-pyo
8. Jung-woo
16. Sung-yueng
19. Yeom Ki-hun
7. Park
17. Chung-yong
10. Chu-young
13. Jae-sung
20. Dong-gook
Oitavas de final  
Data: 26/06/2010 - 11h00 Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Local: Nelson Mandela Bay Assistentes: Jan-Hendrik Salver (ALE) e Mike Pikel (ALE)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host