26/01/2010 - 07h04

Top 5 - Jogadores que perderam Copas do Mundo por lesão

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Cotado para integrar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, o lateral-esquerdo Filipe Luís sofreu no último sábado uma fratura múltipla no tornozelo direito ao marcar um gol para o Deportivo La Coruña e, no lance, ser atingido pelo goleiro Irairoz, do Athletic de Bilbao.

Filipe, praticamente sem chances de ir à África do Sul, não foi o primeiro caso de um atleta que perde a maior competição futebolística do mundo ao sofrer uma grave lesão no ano. O UOL Esporte listou cinco casos marcantes nos últimos anos. Confira:

 

TOP 5 - JOGADORES QUE PERDERAM COPAS DO MUNDO POR LESÃO

ÉMERSON – 2002
Jogador que seria o capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002, o volante Émerson sofreu uma luxação no ombro em um dos últimos treinos da equipe antes da estreia na competição – goleiro em um rachão, o meio-campista caiu de mau jeito na tentativa de realizar uma defesa. Émerson foi cortado da Copa, Ricardinho acabou convocado e Cafu se tornou o capitão do penta.
DJIBRIL CISSÉ – 2006
Importante peça no ataque da seleção francesa em 2006, o atacante Djibril Cissé se contundiu seriamente dias antes de a Copa do Mundo ter início. Em junho daquele ano, ele fraturou a fíbula e a tíbia da perna direita em um amistoso preparatório dos Bleus contra a China, sem poder ajudar seu país a eliminar o Brasil nas quartas de final e alcançar a final, contra a Itália.
JUNINHO PAULISTA – 1998
Um dos melhores jogadores do mundo no início de 1998, Juninho Paulista não teve condições de disputar a Copa daquele por conta de uma fratura no tornozelo esquerdo. O meia, que na época defendia o Atlético de Madri, foi atingido por carrinho traseiro aplicado por Michel Salgado, então do Celta; mesmo depois de o meia fazer um trabalho intenso de recuperação, Zagallo preferiu não arriscar com a convocação de um recém-operado.
SANTIAGO CAÑIZARES – 2002
Goleiro do Valencia, que havia acabado de se sagrar campeão espanhol, Santiago Cañizares sofreu uma ruptura de um tendão do dedo do pé de uma maneira pouco usual, sendo atingido por um frasco de perfume que ele mesmo havia derrubado. Resultado: foi cortado, e o jovem Iker Casillas, então com 21 anos, assumiu o posto de titular da Espanha na Copa de 2002.
CARECA – 1982
Titular da forte seleção brasileira de Telê Santana, à época com nomes como Júnior, Falcão, Sócrates e Zico, Careca foi cortado da Copa do Mundo de 1982 dias antes da estreia nacional por conta de um problema muscular. Na vaga do atacante do Guarani, Serginho Chulapa se transformou titular na trajetória verde-amarela – encerrada pelo italiano Paolo Rossi, na segunda fase.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host