Técnicos dizem que Copa teve "melhor futebol da história" em congresso

Do UOL, em São Paulo

O primeiro congresso da Fifa realizado para debater a Copa do Mundo de 2014 teve término nesta sexta-feira. E os técnicos presentes foram unânimes em um ponto: o futebol apresentado aqui foi o de melhor qualidade na história das Copas.

"Foi fantástico. Vivi como um torcedor e estou convencido de que foi o melhor da história, porque nos ofereceu um futebol alegre e ofensivo", declarou Fancisco Maturana, ex-técnico de seleções como Colômbia e Equador e que é membro da comissão de futebol da Fifa.

O evento reuniu 45 membros de países afiliados a Concacaf e a Conmebol. O principal foco foi a análise dos principais resultados no informe técnico divulgado pelo grupo de Estudos da Fifa.

"Vimos uma evolução tática em comparação a 2010, pois o jogo se fez mais direto. Foram oferecidas propostas diferentes, as equipes arriscaram mais e também foram capazes de reagir a situações diferentes de jogo. A organização foi soberba", declarou Jorge Luís Pinto, técnico da Costa Rica no Mundial.

"O calor no Brasil criou alguma inquietude, mas no final vimos partidas intensas entre equipes que se mataram para conseguir vencer", finalizou Miguel Herrera, comandante do México.

A Copa no Brasil teve 171 gols, igualando o recorde da Copa da França em 1998. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos