Campeão mundial, Lahm anuncia aposentadoria da seleção da Alemanha

Do UOL, em São Paulo

O lateral Philipp Lahm, de 30 anos, não vai mais atuar pela seleção da Alemanha. A informação foi anunciada em comunicado da DFB (sigla no idioma local para Federação Alemã de Futebol) nesta sexta-feira (18). Lahm deixa o time alemão logo após conquistar o tetracampeonato mundial no Brasil, com a vitória sobre a Argentina na prorrogação por 1 a 0 no último domingo (13). O jogador foi o capitão da equipe e ergueu o troféu no Maracanã.

Na nota, o presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, agradeceu ao jogador pelos serviços prestados à seleção alemã. "Philipp me chamou esta manhã e me informou pessoalmente sobre este passo. Na conversa, eu percebi rapidamente que seria inútil tentar convencê-lo a voltar atrás na decisão. Ele não apenas foi um grande jogador, mas um modelo absoluto para todos sempre. Agradeci por tudo o que ele fez pela DFB", afirmou o dirigente.

Mais tarde, Lahm também publicou comunicado no qual agradeceu a todos os funcionários da federação pelo trabalho ao longo de dez anos, "um tempo maravilhoso", como ele definiu.

O secretário-geral da DFB, Helmut Sandrock, também falou sobre a aposentadoria de Lahm. "Philipp não é apenas um jogador excepcional, mas também fora do campo é uma grande personalidade que eu sempre via agindo nas discussões e negociações com a seleção nacional sendo absolutamente honesto, confiável e justo", disse.

O meia-atacante Lukas Podolski publicou em sua página no Facebook uma mensagem para Lahm. "Dez anos na seleção nacional, três anos no Bayern. Philipp, foi um prazer jogar no mesmo time que você", disse o jogador, que também fez parte da campanha do título da Alemanha no Brasil.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, também mandou uma mensagem para Lahm, a quem chamou de modelo de profissional pela carreira feita no futebol. "Philipp Lahm é um modelo de profissional e sua brilhante carreira vai continuar após a aposentadoria internacional", postou Blatter em sua conta no Twitter.

A chanceler alemã Angela Merkel foi outra personalidade que se pronunciou. "Eu gostaria de expressar o maior respeito por tudo aquilo que você pela seleção nacional", disse a primeira-ministra.

O ex-jogador e atual presidente do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, afirmou que "não há melhor despedida do que sair como capitão campeão do mundo pela seleção", e que "não será fácil substituir Philipp como jogador, homem e capitão".

Confira o comunicado de Lahm:

Caros amigos do futebol,

Durante a temporada passada, eu tomei a decisão de acabar a minha carreira pela seleção alemã após a Copa do Mundo. Esta decisão foi comunicada ao técnico Joachim Löw na segunda-feira. Estou feliz e grato pelo fim de minha carreira internacional coincidir com o título da Copa do Mundo no Brasil.

Eu me despedi do presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, representante do grande relacionamento de trabalho que tive com a comissão técnica, Joachim Löw, Hansi Flick, Andy Kopke, o diretor Oliver Bierhoff e toda a equipe de funcionários da federação que estiveram comigo nesses dez anos, agradeço a todos.

Estou de férias por três dias e tenho que descansar para completar minha aposentadoria da seleção mentalmente.

Obrigado por um tempo maravilhoso!

Philipp Lahm

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos