Mundo real: arenas usadas pós-Copa têm ocupação de 33,69% de seus lugares

Danilo Valentini

Do UOL, em São Paulo

  • Fabio Braga/Folhapress

    Torcida do Corinthians assiste ao jogo contra o Internacional, no Itaquerão

    Torcida do Corinthians assiste ao jogo contra o Internacional, no Itaquerão

O dia 13 de julho passou, e com ele ficaram para trás a alta qualidade coletiva da Alemanha, a classe de James Rodríguez, a velocidade de Robben e o fanatismo dos torcedores argentinos que rechearam as 12 arenas brasileiras que receberam os 64 jogos da Copa do Mundo. Passados cinco dias desde a final disputada no Maracanã, a média de ocupação, como era de se imaginar, despencou nos primeiros jogos realizados após o fim da competição.

Seis estádios receberam jogos desde que a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0, no Maracanã: Arena das Dunas (Natal), Arena Pernambuco (região metropolitana de Recife), Arena Pantanal (Cuiabá), Fonte Nova (Salvador), Itaquerão (São Paulo) e Mineirão (Belo Horizonte).

Com jogos das Série A e B do Campeonato Brasileiro, os estádios, com capacidades somadas de 276.547 lugares, receberam um total de 93.189 torcedores. Uma taxa de ocupação de 33,69%. As mesmas arenas tiveram ocupação média de 97,48% durante os jogos da Copa, com uma capacidade de 297.868 lugares.

O maior público depois do Mundial saiu do único estádio que já está com uma configuração diferente. Contra o Internacional, nesta quinta (17), o Corinthians levou 33.187 torcedores ao Itaquerão, que paralelamente está em processo de desmontagem das duas arquibancadas provisórias erguidas para aumentar a capacidade do estádio de forma a receber o jogo de abertura da Copa do Mundo. Liberada para 42 mil lugares, a taxa de ocupação da arena foi de 79,06%.

A capacidade durante os seis jogos que o Itaquerão recebeu na Copa do Mundo foi de até 63.321 torcedores (descontando os lugares reservados para a imprensa). Com público total de 375.513 pessoas, teve taxa de 98,83%, a sexta melhor entre as 12 arenas (a que teve melhor índice de ocupação foi o Maracanã, com 99,23% dos lugares ocupados em seus sete jogos).

As diferenças mais gritantes foram registradas exatamente nas duas arenas que receberam o menor número de jogos na Copa do Mundo: Arena das Dunas e Arena Pantanal (quatro jogos, todos na primeira fase).

No estádio de Natal, por exemplo, apenas 4.974 torcedores assistiram ao América-RN fazer 4 a 2 no Bragantino. Na região metropolitana da capital pernambucana, a vitória do Náutico por 1 a 0 diante do Sampaio Correa atraiu 6.464 pessoas. Já em Cuiabá, 5.274 se mobilizaram para ver o Vasco golear o Santa Cruz.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos