Futuro da seleção ainda é duvidoso. Veja 5 perguntas não respondidas

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A CBF anunciou nesta quinta-feira (17) o nome de seu novo coordenador técnico de seleções. O ex-goleiro e empresário de jogadores Gilmar Rinaldi assumiu oficialmente a missão de reformular o trabalho de todas as equipes nacionais com base numa "nova filosofia" que a confederação quer implantar no futebol do país.

Qual será exatamente essa nova filosofia é um ponto que ainda não está claro. Aliás, não são poucas as dúvidas sobre o futuro da seleção brasileira. Confira cinco:

Perguntas não respondidas sobre o futuro da seleção
  • Quem será o novo técnico da seleção brasileira?
    O presidente da CBF, José Maria Marin, afirmou nesta quinta-feira que o novo treinador da equipe principal da seleção ainda não está definido. Segundo Marin, o nome do novo técnico deve ser anunciado na próxima terça-feira (22). Marin e Rinaldi, o novo coordenador técnico, disseram que está descartada a ideia de um técnico estrangeiro assumir o time.
  • Quem será o técnico da seleção na Olimpíada de 2016?
    Alexandre Gallo permanecerá sendo o coordenador das seleções brasileiras das categorias de base. Ele terá papel ativo no trabalho de preparação do Brasil para a Olimpíada de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro. Não está claro ainda se será ele quem treinará a seleção olímpica. Marin foi questionado sobre o assunto, mas não esclareceu a questão.
  • Cota de atletas olímpicos na seleção principal?
    Gallo defendeu que jogadores da seleção sub-20 ou recém-saídos da base sejam integrados à seleção principal visando à Olimpíada de 2016. Ele chegou a falar na criação de um tipo de cota para esses atletas na seleção. Para ele, 40% dos jogadores deveriam ser jovens. Marco Polo Del Nero, vice-presidente da CBF, disse que isso ainda dependerá do novo técnico da seleção.
  • Afinal, que tipo de técnico a CBF quer na seleção brasileira?
    Marin e Rinaldi disseram que o 'perfil' será determinante para a escolha do novo técnico da seleção brasileira. Não disseram, porém, que perfil é esse. Rinaldi disse que ainda está conversando com a diretoria da CBF para definir exatamente que tipo de técnico eles desejam. O coordenador de seleções falou profissional estudioso e que trabalhe bem com jovens. Um estrangeiro está descartado.
  • E qual é a nova filosofia da seleção brasileira?
    Marin e Rinaldi afirmaram uma 'nova filosofia' vai guiar o trabalho da CBF. Falaram em dar mais atenção às seleções de base, trabalhar mais próximos a clubes e buscar resultados a longo prazo. Ao mesmo tempo, afirmaram que a seleção entra em todas as competições para vencer, dando a entender que também esperam resultados imediatos. Assim, não deixaram claro o que querem da nova comissão técnica.

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos