Polícia aponta falha humana em mortes no Itaquerão e indicia 9 pessoas

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

A Polícia Civil concluiu que o acidente que vitimou dois trabalhadores na Arena Corinthians, Fábio Luiz Pereira, 42, e Ronaldo dos Santos, 43, em novembro de 2013, ocorreu por falha das empresas Odebrecht, responsável pela obra, e pela Locar, terceirizada. Os dois operários mortos não tiveram culpa, acrescenta a polícia.

Desta forma, foram indiciados sete funcionários da Odebrecht, sendo três engenheiros, além de duas pessoas ligadas a Locar.

O caso será encaminhado pela polícia à Justiça e, se condenados, os envolvidos podem pegar de 1 a 3 anos de prisão.

De acordo com o delegado do 65º DP, Luiz Antônio da Cruz, os componentes colocados na parte superior do solo (brita, terra, placas de aço, entre outros materiais) foram insuficientes para suportar o peso das máquinas.

"É importante deixar claro alguns pontos. Existe a parte inferior do solo, de 4 a 5 metros de profundidade. Essa parte inferior não apresentou problema. A falha se deu na parte superior, no leito carroçável. Houve depressão no leito carroçável em razão da falta de componentes para solamento", explica o delegado.

A conclusão da polícia foi dada com base em laudo do Instituto de Criminalística.

"Portanto, houve falha humana culposa, negligência, imprudência e imperícia das empresas citadas. Por isso o indiciamento de 9 funcionários", acrescentou.

Dos sete funcionários da Odebrecht, um não trabalha mais na empresa. A assessoria de imprensa da empreiteira mandou um comunicado via e-mail:

A Odebrecht Infraestrutura discorda dos fundamentos da determinação de indiciamento de seus funcionários e se manifestará em detalhes quando do encerramento do Inquérito Policial, aguardando serenamente que todas as provas técnicas produzidas ainda sejam melhor avaliadas, dada sua alta complexidade

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos