Imprensa alemã critica dança contra argentinos; Federação lamenta polêmica

Das agências internacionais

A imprensa alemã criticou nesta quarta-feira os jogadores da seleção do país, campeã do mundo, pela dança que fazia piada com os argentinos, derrotados na final da Copa do Mundo por 1-0, durante as comemorações do título em Berlim. Encurvados e de cabeça baixa, seis jogadores da Mannschaft cantaram: "Assim caminham os gaúchos, os gaúchos caminham assim". Na Alemanha, os argentinos são chamados de gaúchos. 

Em seguida, com uma postura corporal correta e orgulhosa, cantaram: "Assim caminham os alemães, os alemães caminham assim". Os jogadores repetiram a sequência várias vezes, o que provocou os aplausos do público, em um país onde qualquer gesto de orgulho nacional continua provocando muita polêmica. A repercussão gerou um comunicado oficial da Federação Alemã de Futebol lamentando a polêmica criada em torno do episódio.

"O Bierhoff (diretor de seleções da Alemanha) me disse que a ideia surgiu espontaneamente no meio da emoção e da alegria. Todos são pessoas muito decentes, que não pretendiam caçoar de ninguém, e só acabaram soltando suas vontades de festejar. Lamentamos que isso tenha sido mal interpretado por alguns", disse o presidente da entidade, Wolfgang Niersbach. 

Diante de centenas de milhares de torcedores, e de milhões de telespectadores, durante os festejos no Portão de Brandemburgo na terça-feira, a 'dança' foi repetida por Mario Götze, autor do gol do quarto título mundial da Mannschaft, Miroslav Klose, Toni Kroos, André Schürrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller. "A dança dos gaúchos foi de mau gosto. De repente, a modéstia alemã desapareceu no triunfo", afirma o jornal Tagesspiegel.

"A alegria não é suficiente, eles apenas obtêm prazer completo vendo sofrer um pouco os vencidos (...). Eles não tinham má intenção, isto é certo, mas demonstram que no futebol não há apenas cretinos, mas também 'megacretinos'", completa o jornal de Berlim.

"A festa do Portão de Brandemburgo se transformou em um gigantesco gol contra. Com uma piada ruim os campeões mundiais alemães prejudicam a imagem de uma nação aberta e tolerante", critica o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung. Para o Tageszeitung, os jogadores não demonstraram respeito.

O tema provocou um amplo debate nas redes sociais. Parte dos alemães defenderam uma piada sem intenção ruim dos jogadores e denunciaram uma forma de 'autoflagelação' tipicamente germânica, ao mesmo tempo que outros internautas expressaram "decepção e vergonha" com a provocação. O jornal Die Welt tentou fazer uma análise mais equilibrada. "É verdade que não foi uma cena muito elegante. Mas também não devemos exagerar".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos