Amigos se dividem com ressentimento de Rivaldo com "caso Galvão"

Vanderlei Lima*

Do UOL, em São Paulo

  • José Luis Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Rivaldo deixou o futebol no começo deste ano, aos 41 anos, após passagens por times pequenos

    Rivaldo deixou o futebol no começo deste ano, aos 41 anos, após passagens por times pequenos

Conhecido como um ex-melhor do mundo avesso à exposição, Rivaldo despiu seu traço de personalidade mais conhecido no último sábado (12), ao disparar contra o narrador Galvão Bueno logo depois da partida entre Brasil e Holanda na Copa do Mundo. O pentacampeão de 2002 usou a internet para dizer que "não precisa de reconhecimento", em desabafo, segundo amigos próximos, possivelmente motivado pela mágoa do ídolo com o descaso após a aposentadoria.

Rivaldo foi ao Instagram poucos minutos depois de Galvão exaltar heróis brasileiros em Copas, de vencedores como Pelé e Romário, a derrotados como Júnior e Casagrande. Ignorado no discurso, o meia do Mundial de 2002 atacou o narrador da Rede Globo na web:

"Não preciso do seu reconhecimento Galvão Bueno. O povo brasileiro e o mundo sabem da minha importância para a história da seleção brasileira e do futebol mundial. Nunca precisei puxar saco de ninguém da mídia. Fiz meu papel e muito bem feito. E você Galvão sabe muito bem o porquê estou falando isso. #desabafo'"

Depois da final entre Alemanha e Argentina, o ex-jogador voltou a falar sobre o assunto no Instagram, depois que foi citado por Galvão quando Messi foi escolhido o melhor da Copa do Mundo. "Aleluia, finalmente lembraram de mim", disse.

Amigo de Ronaldo, Galvão Bueno costumeiramente exalta o ex-camisa 9 como herói do último título da seleção em Copas. Pela Globo, ambos foram companheiros de cabine na maioria dos jogos do Brasil no Mundial deste ano.

Já Rivaldo esteve fora de cena nesta Copa. Pessoas próximas ao ex-jogador relatam que o campeão de 2002 até foi procurado para conceder entrevistas antes do torneio, mas não aceitou.

Enquanto isso, muitos de seus antigos colegas da conquista de 2002 conseguiram oportunidades profissionais interessantes. Ronaldo e Roberto Carlos comentaram a Copa na Globo, Belletti no Sportv, Edmílson no SBT, Gilberto Silva trabalhou para a TV americana e Juninho Paulista para a BBC. Marcos apareceu fazendo comerciais, enquanto que Roque Júnior atuou como espião de Felipão no Mundial.

Para amigos, Rivaldo não tem apelo nem vocação para os holofotes.

"É o que eu penso, o Rivaldo depois da Copa do penta não foi procurado por ninguém, não teve nenhum comercial de TV", diz Leto, antigo companheiro de ataque no Mogi Mirim e Corinthians, que hoje cuida da carreira do filho do amigo. "Pô, um jogador pentacampeão e ninguém faz nada com o Rivaldo. Tanta propaganda aí e nada com o Rivaldo", adiciona.

"É uma pessoa fora da mídia. O Rivaldo sempre foi uma pessoa fora desse mundo da mídia e tal, diferente do Ronaldo, que agora nesta Copa do Mundo estava do lado do Galvão Bueno comentando. Então, bem diferente é o Rivaldo do Ronaldo", endossa o pastor Marcelo Garcia, que atua na igreja que Rivaldo segue, a Comunidade Shammah. "Ele deve se manter como ele está, entendeu. Ele é uma pessoa tímida e, pela personalidade dele, ele se mantém fora dos holofotes", acrescenta.

Melhor do mundo em 1999, Rivaldo se aposentou sem badalação em março deste ano, aos 41 anos, como atleta do Mogi Mirim. O herói do penta teria ficado chateado pelo fato de que, com exceção do Barcelona, nenhum de seus ex-clubes o procurou para reverenciá-lo.

Com carreira marcada por uma personalidade discreta, avesso à exposição, Rivaldo tem se expressado nos últimos tempos em questões polêmicas, sempre usando as redes sociais como instrumento. Antes de Galvão Bueno, o ídolo já havia comprado briga pela web com o ex-jogador Muller.

RIVALDO JÁ IGNOROU CAMPANHA DA GLOBO

Em meados de 2011 uma campanha do jornalismo esportivo da Globo contagiou os jogadores do futebol brasileiro com a comemoração do João Sorrisão. Na prática, os ídolos dos campos deveriam imitar um boneco do tipo "joão bobo" para ganhar o personagem da emissora.

Nesta época, Rivaldo jogava pelo São Paulo e contrariou a gracinha. No relato da partida contra o Atlético-GO, para o Esporte Espetacular, Glenda Kozlowski registrou a recusa do meia: "o Rivaldo saiu de mansinho... ô, Rivaldo... Rivaldo não quis brincar, não. Mas o Rhodolfo vai levar o dele (o boneco) pra casa".

Em seguida, na mesma partida, Rivaldo fez o segundo gol são-paulino e de novo ignorou a moda do boneco joão-bobo. "Gol do Rivaldo. Não teve João Sorrisão, não, mas teve Rivaldo Sorrisão. Olha o bocão aberto do Rivaldo", descreveu a apresentadora da Globo.

*com Bruno Freitas

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos