PM bloqueia protesto no Rio após conflito que deixou 6 feridos

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Polícia Militar do Rio de Janeiro bloqueou e impediu um protesto liderado pela Frente Independente Popular (FIP) na Praça Sáens Peña, no centro da cidade, após entrar em conflito com manifestantes em troca de agressões que deixou seis feridos, a minutos do início da final da Copa do Mundo no Maracanã, entre Alemanha e Argentina.

O local escolhido pelo protesto fica a cerca de um quilômetro do estádio da decisão do torneio. O tema do protesto convocado é "Fifa go home" (Fifa, vá para casa), uma crítica ás condições precárias de saúde pública e à repressão policial – neste sábado, 19 ativistas acusados de vandalismos foram detidos.

Quando tentaram deixar a praça após a concentração, os cerca de 300 manifestantes foram bloqueados pela Polícia Militar, ação que resultou no início do conflito. Entre os seis feridos – apenas ferimentos leves –, quatro manifestantes, um fotógrafo e um policial. Todos eles foram atendidos por socorristas que estavam junto dos manifestantes na praça.

A Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogêneo para acabar com o protesto. Depois da ação, o número de ativistas caiu de 300 para cerca de 100. Às 16h15 deste domingo, os manifestantes que permaneceram no local foram cercados pela Polícia Militar e bloqueados – não há como reiniciar o protesto e marchar em conjunto. Assim, o protesto praticamente acabou nos minutos seguintes.

O policiamento no Rio de Janeiro é extremamente ostensivo neste momento. A manifestação de 300 pessoas foi contida por cerca de 1 mil policiais. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos