Técnico explica influência de sul-americanos e holandeses na seleção alemã

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • REUTERS/Arnd Wiegmann

    Técnico Joachim Löw chuta bola durante treinamento da seleção alemã

    Técnico Joachim Löw chuta bola durante treinamento da seleção alemã

Joachim Löw, técnico da Alemanha, disse que buscou inspiração no futebol holandês e também no sul-americano para fazer a sua equipe evoluir. No comando desde 2006, ele admitiu ter estudado os rivais para poder levar os alemães a uma final de Copa do Mundo.

"É verdade, porque o que fizemos nos últimos anos foi analisar o futebol internacional, o sul-americano também. Sempre queremos aprender e ficamos de olho nos detalhes que possam influenciar na partida. Parte técnica e etc. Na Europa, jogamos contra os outros e a Holanda teve jogadores excelentes, ocupando o campo todo com profundidade e, por isso, olhamos além da fronteira", disse o comandante em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

"Para a Holanda, como um país pequeno, eles têm tido os melhores individuais do mundo. E os técnicos também estão excelentes", completou.

Löw ainda comentou o fato de poder quebrar mais uma escrita neste Mundial. Nunca uma equipe europeia foi campeã em uma Copa que fosse disputada no continente americano. Rival deste domingo, no Maracanã, a Argentina tenta defender esse tabu.

"Independentemente do que já aconteceu, o importante é ganhar. Não pensamos nisso porque os sul-americanos sempre dominaram. Se a gente ganhar, isso pode ser considerado uma felicidade extra por sermos o primeiro a ganhar", completou.

A Alemanha busca o tetracampeonato depois de ganhar em 1954, 1974 e 1990. Já a Argentina quer conquistar o tricampeonato após levantar as taças em 1978 e 1986.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos